Futebol brasileiro teve ótimos jogos ao longo do ano - GettyImages
ESPECIAL

Retrospectiva: relembre os 10 melhores jogos do futebol brasileiro no ano de 2019

Grandes jogos e muitas emoções marcaram o esporte nesta temporada

Guilherme Assumpção Publicado em 27/12/2019, às 10h02

O ano do futebol brasileiro teve muitas discussões acerca da qualidade que os times do país apresentam em seus jogos. A polêmica dos técnicos estrangeiros “contra” os brasileiros tomou conta e dividiu muitas opiniões. Porém, a temporada de 2019 reservou grandes momentos para o esporte e ótimos jogos, que empolgaram os amantes do futebol.

Muito se discutiu se a qualidade de jogo do futebol brasileiro é comparável ao que é apresentado na Europa. Claro que não há equiparação, mas as equipes brasileiras demonstraram que com organização e boa gestão é possível montar um forte time e apresentar um bom espetáculo para os torcedores.

Jorge Jesus fez o Flamengo jogar o melhor futebol do Brasil (Crédito: GettyImages)

 

Por isso, o SportBuzz decidiu separar os dez melhores jogos do futebol brasileiro no ano de 2019. Emoção, qualidade, show e muitas outras características definem as partidas que escolhemos. Então, se prepare torcedor para relembrar os grandes duelos do ano entre os times do futebol brasileiro.

10º lugar – Santos 6 x 1 Goiás (Brasileiro Série A)

A partida entre as equipes demonstrou o grande poder de fogo do time de Jorge Sampaoli. Sem dar nenhum tipo de oportunidade ao adversário, o Santos se impôs dentro da Vila Belmiro e não teve pena do Goiás. Com o placar elástico, o time da Vila Belmiro manteve a liderança, na época, e encantou os amantes do futebol.

Com ótima atuação de Soteldo, autor de dois gols, o Peixe ainda teve seus dois zagueiros indo para o fundo das redes. Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique deixaram suas marcas, além de Carlos Sánchez, que completou o placar. Ainda deu tempo para Kayke descontar para os esmeraldinos.

Sasha foi o artilheiro do time no Brasileirão (Transmissão Premiere)

 

9º lugar – Flamengo 6 x 1 Goiás (Brasileiro Série A)

O ano de 2019 para o Goiás não é tão positivo em relação às goleadas sofridas. Desta vez, o campeão do Brasileiro foi quem castigou o adversário, no Maracanã. Com show de Arrascaeta e Gabigol, o Flamengo teve uma atuação de gala para mais de 70 mil torcedores do Rubro-Negro.

Arrascaeta marcou o primeiro gol do jogo e viu o rival empatar logo na sequência com Kayke. O duelo parecia equilibrado, mas em poucos minutos o Mengão abriu larga vantagem no marcador ainda no primeiro tempo. O uruguaio marcou mais duas vezes e viu Gabigol (dois gols) e Bruno Henrique completarem o resultado.

Gabigol teve grande destaque na partida (Crédito: GettyImages)

 

8º lugar – Sport 2 x 1 Ponte Preta (Brasileiro Série B)

A partida tinha contextos dramáticos para o torcedor do Sport. Dependendo de uma vitória para garantir o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o time nordestino saiu atrás do placar. Roger abriu o marcador para os visitantes. No segundo tempo, o Sport voltou com outra postura e logo empatou o jogo. Guilherme, artilheiro da equipe, foi o autor do tento.

No entanto, o empate seguia insistente no placar e a virada aconteceu apenas aos 46 minutos da segunda etapa. Guilherme, outra vez, foi o responsável por levar a equipe para a primeira divisão novamente. Festa na Ilha do Retiro e invasão dos torcedores no gramado após o apito final.

Ilha do Retiro lotada para acompanhar o acesso do Leão (Transmissão SporTV)

 

7º lugar – Santos 4 x 0 Flamengo (Brasileiro Série A)

A última rodada do Brasileirão ainda reservou um grande duelo entre as duas melhores equipes do torneio. E quem levou a melhor foi o Santos. Com grande atuação de Sánchez e Soteldo, o Peixe arrasou o campeão Flamengo, na Vila Belmiro. O time de Jorge Jesus entrou com os jogadores titulares e tiveram muita dificuldade com a forte marcação do adversário.

O primeiro tempo terminou com o placar de 2 a 0. Sánchez e Marinho foram os responsáveis por colocar o time da Vila em vantagem no placar. Já no segundo tempo, o Peixe manteve o ritmo e não perdoou a falta de empenho dos cariocas. Sasha e Sánchez completaram a goleada santista.

Sánchez marcou o segundo gol do Peixe (Transmissão Premiere)

 

6º lugar – Palmeiras 1 x 2 Grêmio (Libertadores)

Valendo vaga na semifinal da Libertadores 2019, os times se enfrentaram no Pacaembu e o Verdão saiu na frente com gol de Luiz Adriano. Com forte ritmo no início, o Palmeiras parecia ser o grande favorito para seguir vivo na competição. Mas o Grêmio tinha Everton Cebolinha. O jogador foi fundamental na virada do Tricolor gaúcho.

Aos 17 minutos da primeira etapa, Everton apareceu nas costas de Marcos Rocha e empatou o duelo decisivo. Quatro minutos mais tarde, Cebolinha invadiu a área depois de cortar cinco marcadores e foi travado por Weverton. A sobra ficou nos pés de Alisson, que só empurrou para as redes. Assim, o Verdão foi eliminado dentro de casa e o Grêmio se classificou para as semifinais.

Everton Cebolinha foi fundamental para a virada do Tricolor (Crédito: GettyImages)

 

5º lugar – Cruzeiro 2 x 2 Fluminense (Copa do Brasil)

Cruzeiro e Fluminense fizeram uma grande partida no Mineirão, com virada, pênaltis perdidos, muita participação do VAR, gol no final e penalidades, que colocaram a Raposa nas quartas de final da Copa do Brasil. O placar do jogo foi aberto por Paulo Henrique Ganso após cobrança de pênalti. O time da casa reagiu apenas na segunda etapa com dois gols de Thiago Neves.

A partida parecia caminhar para o seu final quando João Pedro resolveu emendar uma linda bicicleta aos 51 minutos da etapa complementar e levar o jogo para os pênaltis. A disputa das penalidades começou com péssima pontaria dos atletas. Coube a Thiago Neves dar números finais ao duelo e encerrar o confronto em 3 a 1 nos pênaltis.

Thiago Neves foi muito importante para a classificação do Cruzeiro (Crédito: GettyImages)

 

4º lugar – Flamengo 5 x 0 Grêmio (Libertadores)

Talvez a melhor atuação do Rubro-Negro no ano. Quem esperava um duelo equilibrado se enganou completamente. O time de Jorge Jesus aplicou um verdadeiro chocolate na equipe gremista e se classificou para a grande decisão da Libertadores. O primeiro tempo teve apenas um gol de Bruno Henrique e o confronto estava muito tenso.

Mas foi na etapa final que o Mengão resolveu aniquilar o adversário. Sem dar nenhum tipo de chance ao Grêmio, o Flamengo não perdoou o rival e foi às redes em mais quatro oportunidades. Gabigol, duas vezes, Pablo Marí e Rodrigo Caio foram os autores dos gols do Rubro-Negro.

Flamengo bailou em cima do Grêmio na Libertadores (Crédito: GettyImages)

 

3º lugar – Náutico 2 x 2 Paysandu (Brasileiro Série C)

Esta partida estará, certamente, na memória dos torcedores do Náutico por um bom período. O duelo valia vaga na Série B de 2020 e o estádio dos Aflitos estava completamente lotado. Porém, o Paysandu veio disposto a estragar a festa da torcida do Timbu. O adversário colocou dois gols de vantagem no placar. Vinicius Leite e Nicolas marcaram os gols.

Até os 20 minutos do segundo tempo tudo parecia perdido. Mas no futebol, o jogo só acaba quando o juiz apita. E o Náutico buscou forças de onde não tinha para empatar o marcador e levar a decisão para os pênaltis. Álvaro e Jean Carlos salvaram o Timbu. A partida foi para as penalidades e a atmosfera do estádio fez com que o Náutico garantisse o acesso. Invasão no campo e muita festa em Pernambuco.

Pênalti decisivo que colocou o Timbu de volta na Série B (Transmissão DAZN)

 

2º lugar – Flamengo 4 x 4 Vasco (Brasileiro Série A)

Mais uma vez o campeão Flamengo aparece na lista. Desta vez, o clássico contra o Vasco foi marcado por muitas viradas e emoções. Everton Ribeiro abriu o placar aos 37 segundos, mas viu o rival virar o jogo em apenas três minutos. Marrony e Pikachu marcaram os gols. Ainda no primeiro tempo, Danilo Barcelos empatou a partida para o Flamengo em gol contra.

A segunda etapa manteve o ritmo e teve mais uma virada. Antes, Marcos Júnior colocou o Vasco na frente de novo. Porém, o Rubro-Negro não desistiu e virou a partida com Bruno Henrique, duas vezes. Porém, já nos acréscimos, Ribamar saiu do banco e empatou o grande clássico carioca.

Clássico carioca teve ótimo nível técnico (Crédito: GettyImages)

 

1º lugar – Grêmio 4 x 5 Fluminense (Brasileiro Série A)

O melhor jogo do ano no futebol brasileiro. Grêmio e Fluminense protagonizaram um espetáculo da mais alta qualidade para os amantes do futebol. Na Arena do Grêmio, o time da casa se impôs no início do confronto e abriu 3 a 0. André, Everton Cebolinha e Jean Pyerre marcaram para os gremistas. Ainda no primeiro tempo, Yony González e Luciano descontaram o placar para o Fluminense.

A virada dos visitantes aconteceu na etapa final. Matheus Ferraz e Pedro colocaram os cariocas na frente, mas o Tricolor gaúcho não desistiu e viu Kannemann empatar a partida. Porém, aos 46 minutos do segundo tempo, Yony González marcou mais um e deu números finais ao duelo. Partida memorável e que ficará por um bom tempo nas lembranças dos torcedores.

Fluminense surpreendeu o Grêmio no melhor jogo do ano (Crédito: GettyImages)

 


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Jorge Sampaoli Jorge Jesus Gabigol Fluminense Vasco Flamengo Santos Palmeiras Copa do Brasil Campeonato Brasileiro Libertadores

Leia também

Athletico x Vasco pelo Brasileirão: saiba onde assistir à partida


Bragantino segura empate contra o Flamengo no Brasileirão


Haaland rebate crítica de ex-United: “Não ligo para...”


Atlético-MG empata com o Fluminense e mantém invencibilidade com Milito


Com hat-trick de Cristiano Ronaldo, Al-Nassr goleia Al-Wehda


Em fim de contrato no Al-Hilal, Jorge Jesus deixa futuro em aberto