Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Jorge Sampaoli (Treinador de Futebol)

Jorge Sampaoli
GettyImages
Nome CompletoJorge Luis Sampaoli Moya
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento13/03/1960
59 anos, 9 meses
Local NascimentoCasilda, Argentina
Facebook Oficial Jorge Sampaoli
Twitter Oficial Jorge Sampaoli
Instagram Oficial Jorge Sampaoli
Wikipedia Jorge Sampaoli

Nascido no dia 13 de março de 1960, Jorge Luis Sampaoli Moya é um treinador de futebol e, também, atuou como lateral-direito na sua curta carreira como jogador. Devido a uma grave lesão, decidiu abandonar o futebol e virar técnico. Sua carreira futebolística teve início em 1977, no Newell’s Old Boys. Após esse trauma sofrido, estreou no cargo de treinador, em 1994, comandando o Alumni de Casilda. O início teve um gostinho especial por ser a equipe da cidade do treinador.

Natural de Casilda, Argentina, Sampaoli permaneceu no cargo por uma temporada. Passou por times do Peru, Argentina e Equador, mas foi no Chile que o técnico se encontrou com as glórias. Dirigindo a Universidad de Chile, Sampaoli obteve um grande destaque na área técnica. Chegou ao clube em 2010 e, no ano seguinte, já conquistou seu primeiro título profissional da carreira. Venceu o Campeonato Apertura de 2011. Na mesma temporada, sagrou-se campeão da Copa Sul-Americana com a equipe.

No final de 2012, anunciou sua ida para a Seleção Chilena, assumindo a equipe em um momento complicado, já que, os chilenos estavam ameaçados de não se classificarem para a Copa do Mundo de 2014. Com sua obsessão por futebol, melhorou o rendimento e se classificou para a Copa do Mundo. Conquistou o título da Copa América com os chilenos, em 2015.

Um ano mais tarde, Sampaoli decidiu se aventurar na Espanha. Foi contratado pelo Sevilla e ajudou os espanhóis a se classificarem para a Champions League 2016/2017 e conseguiu disputar o título do Campeonato Espanhol com os poderosos Barcelona e Real Madri. Em 2017, foi convidado para assumir a seleção de seu país. A Argentina não vinha tendo bons resultados e parecia ser uma tarefa quase impossível levar aquela seleção ao topo das conquistas novamente. O desempenho foi muito ruim e, o momento final chegou na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Foi demitido e perdeu muito do prestígio que tinha conquistado.

A redenção do treinador teve início com um convite inesperado para trabalhar no Brasil. No final de 2018, o Santos buscava um perfil de técnico que se encaixasse com o DNA ofensivo do clube. Assim, o presidente da equipe escolheu Sampaoli para assumir o cargo. Rapidamente, o estilo apaixonado e ofensivo do argentino caiu nas graças da torcida santista. Carinhosamente chamado de “Sampa” pelos torcedores, recuperou sua confiança e levou o time da Vila a um patamar que não era esperado por ninguém.

A sua vida pessoal é bastante tranquila. Casado com Paula Valenzuela, o treinador tem três filhos. Alejandro e Sabrina são frutos do primeiro relacionamento de Sampaoli. Em 2019, teve seu primeiro filho com a atual esposa, um menino que se chama León e nasceu no Brasil.


Artigos relacionados a Jorge Sampaoli