Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Jorge Sampaoli (Treinador de Futebol)

Jorge Sampaoli
Jorge Sampaoli - GettyImages
Nome CompletoJorge Luis Sampaoli Moya
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento13/03/1960
64 anos
Local NascimentoCasilda, Argentina
Facebook Oficial Jorge Sampaoli
Twitter Oficial Jorge Sampaoli
Instagram Oficial Jorge Sampaoli
Wikipedia Jorge Sampaoli

Nascido no dia 13 de março de 1960, Jorge Luis Sampaoli Moya é um treinador de futebol e, também, atuou como lateral-direito na sua curta carreira como jogador. Devido a uma grave lesão, decidiu abandonar o futebol e virar técnico.

Sua carreira futebolística teve início em 1977, no Newell’s Old Boys. Após esse trauma sofrido, estreou no cargo de treinador, em 1994, comandando o Alumni de Casilda. O início teve um gostinho especial por ser a equipe da cidade do treinador.

Natural de Casilda, Argentina, Sampaoli permaneceu no cargo por uma temporada. Passou por times do Peru, Argentina e Equador, mas foi no Chile que o técnico se encontrou com as glórias. Dirigindo a Universidad de Chile, Sampaoli obteve um grande destaque na área técnica.

Chegou ao clube em 2010 e, no ano seguinte, já conquistou seu primeiro título profissional da carreira. Venceu o Campeonato Apertura de 2011. Na mesma temporada, sagrou-se campeão da Copa Sul-Americana com a equipe.

No final de 2012, anunciou sua ida para a Seleção Chilena, assumindo a equipe em um momento complicado, já que, os chilenos estavam ameaçados de não se classificarem para a Copa do Mundo de 2014. Com sua obsessão por futebol, melhorou o rendimento e se classificou para a Copa do Mundo. Conquistou o título da Copa América com os chilenos, em 2015.

Um ano mais tarde, Sampaoli decidiu se aventurar na Espanha. Foi contratado pelo Sevilla e ajudou os espanhóis a se classificarem para a Champions League 2016/2017 e conseguiu disputar o título do Campeonato Espanhol com os poderosos Barcelona e Real Madri. Em 2017, foi convidado para assumir a seleção de seu país.

A Argentina não vinha tendo bons resultados e parecia ser uma tarefa quase impossível levar aquela seleção ao topo das conquistas novamente. O desempenho foi muito ruim e, o momento final chegou na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Foi demitido e perdeu muito do prestígio que tinha conquistado.

A redenção do treinador teve início com um convite inesperado para trabalhar no Brasil. No final de 2018, o Santos buscava um perfil de técnico que se encaixasse com o DNA ofensivo do clube. Assim, o presidente da equipe escolheu Sampaoli para assumir o cargo.

Rapidamente, o estilo apaixonado e ofensivo do argentino caiu nas graças da torcida santista. Carinhosamente chamado de “Sampa” pelos torcedores, recuperou sua confiança e levou o time da Vila a um patamar que não era esperado por ninguém.

Mesmo com a ótima campanha no Santos, o relacionamento de Sampaoli com o presidente José Carlos Peres nunca foi bom. Os diversos atritos durante o ano fizeram com que a relação chegasse ao fim em dezembro de 2019. A saída foi muito polêmica, com a decisão sobre a rescisão do contrato sendo definida na Justiça.

Em março de 2020, Sampaoli assumiu o comando do Atlético-MG. O treinador e o clube ficaram por dois meses em negociação, e enfim chegaram em um acordo. No entanto, o casamento durou apenas uma temporada e o argentino se despediu do Galo no mês de fevereiro de 2021.

Um dia após a despedida oficial, Sampaoli foi anunciado como novo treinador do Olympique de Marselha para cumprir um contrato de três temporadas. Sem sucesso, foi demitido pouco depois e logo chegou ao Sevilla. Para completar a sequência de trabalhos ruins, ele foi contratado pelo Flamengo e também decepcionou em pouco tempo de trabalho.

A sua vida pessoal é bastante tranquila. Casado com Paula Valenzuela, o treinador tem quatro filhos. Alejandro e Sabrina são frutos do primeiro relacionamento de Sampaoli.

Em 2019, teve seu primeiro filho com a atual esposa, um menino que se chama León e nasceu no Brasil. Já em 2021, Sampaoli recebeu mais um presente: Bento se tornou o quarto filho do argentino.


Artigos relacionados a Jorge Sampaoli

Neto voltou a detonar Sampaoli durante o processo - Reprodução / Instagram - GettyImages
Sampaoli não vai ficar no Flamengo para 2024 - GettyImages
Tite está muito perto de ser o novo técnico do Flamengo - GettyImages
Vidal saiu do Flamengo brigado com Sampaoli - GettyImages
Flamengo não vai manter Sampaoli no cargo para 2024 - GettyImages
Everton Ribeiro apontou os erros de Sampaoli no Flamengo - GettyImages
Sampaoli concedeu entrevista coletiva após a derrota do Flamengo - GettyImages
Sampaoli não quis se envolver no caso da agressão de Marcos Braz - GettyImages
Sampaoli não gostou nada da postura do Flamengo na final - GettyImages
Galvão Bueno perdeu a paciência com Sampaoli - Reprodução / Instagram - GettyImages
Sampaoli concedeu entrevista coletiva após a derrota do Flamengo - GettyImages
Gabigol saiu em defesa da equipe e do técnico argentino - GettyImages
Flamengo foi defendido por Sampaoli após o empate - Reprodução / One Football
Neto x Sampaoli: processo segue em andamento na Justiça - Reprodução / Instagram - GettyImages
Flamengo se mostrou unido a Sampaoli durante a comemoração do gol - GettyImages
Técnico Jorge Sampaoli demorou duas semanas, mas teve sua primeira conversa direta com atacante Pedro sobre polêmicas envolvendo ex-preparador do Flamengo - GettyImages
Sampaoli reconheceu que o Flamengo precisa melhorar - GettyImages
Flamengo foi vaiado pela torcida no Maracanã - Alexandre Vidal / Flamengo / Flickr
Flamengo decidiu manter Jorge Sampaoli no cargo - GettyImages
Galvão Bueno perdeu a paciência com Sampaoli - Reprodução / Instagram - GettyImages