Brasileira bate recorde na Copa do Mundo Feminina - Getty Images
RECORDE BRASILEIRO!

Antes da estreia da seleção, brasileira bate recorde na Copa do Mundo

Antes da Seleção estrear na Copa do Mundo Feminina, árbitra brasileira quebra recorde na competição, dentre tantos outros em sua carreira; veja

Pedro Moralez Publicado em 20/07/2023, às 11h22 - Atualizado às 14h00

O início da Copa do Mundo Feminina já tem um novo recorde brasileiro, antes mesmo da estreia da seleção. Isso porque, a árbitra assistente Neuza Inês Back igualou a marca de Carlos Eugênio Simon ao participar do apito do jogo entre Austrália e Irlanda, para confirmar participação em três edições diferentes de Mundiais.

Antes, o gaúcho obtinha o recorde de forma isolada, tendo apitado as competições masculinas realizadas em 2002, 2006 e 2010. De forma diferente, Neuza tem dois Mundiais masculinos no currículo, sendo em 2018 e 2022, além de estar participando da edição feminina deste ano de 2023.

Além disso, a experiente árbitra de 38 anos também participou de dois jogos olímpicos, os realizados no Rio de Janeiro e em Tóquio, em 2016 e 2020, respectivamente. Neuza vive o auge de sua carreira, que começou com grande influência de seu irmão, o também árbitro, André Back.

"Minha relação com a arbitragem começou por conta do meu irmão que era árbitro da Federação Catarinense e me convidou para fazer parte do quadro. As minhas primeiras escalas foram como delegada, me interessei e fui fazer o curso (de árbitros). Em 2007, prestei a prova, passei e a partir daí comecei a fazer parte do quadro", afirmou em entrevista há algum tempo.

Neuza Inês Back em ação / Créditos: Getty Images

 

Outra curiosidade relevante de Neuza, é que a árbitra principal de seu trio na Copa do Mundo, Edina Alves é sua grande amiga há 15 anos. Mais do que isso, ambas dividem um apartamento em Jundiaí, no interior de São Paulo, até os dias de hoje. Nesta quinta-feira, 20, ambas se juntaram a Leila Cruz para apitar o primeiro jogo da anfitriã, a Austrália.


 

Neuza Inês Back Edina Alves copa do mundo Copa do Mundo Feminina Austrália

Leia também

CBF anuncia a paralisação do Campeonato Brasileiro por duas rodadas


Alisson e Salah entram na mira dos sauditas e podem deixar o Liverpool


Juventus supera Atalanta e conquista título da Copa da Itália


PSG vence Nice fora de casa na reta final da Ligue 1


Fifa determina a criação do Mundial de Clubes Feminino


Diretor da Inter de Milão admite interesse por Bento, do Athletico-PR