Sportbuzz

Arthur Nory (Ginasta)

Arthur Nory
Arthur Nory - GettyImages
Nome CompletoArthur Nory Oyakawa Mariano
Como/pelo que é mais conhecidoGinasta
Data Nascimento18/09/1993
28 anos, 1 mês
Local NascimentoCampinas, São Paulo
Facebook Oficial Arthur Nory
Twitter Oficial Arthur Nory
Instagram Oficial Arthur Nory
Wikipedia Arthur Nory

Arthur Nory Oyakawa Mariano é um atleta da ginástica artística brasileira e vem se destacando com seus resultados nas competições. Nascido no dia 18 de setembro de 1993, Nory treina no clube Pinheiros, em São Paulo, e defende a Seleção Brasileira nos torneios internacionais.

Natural de Campinas, São Paulo, Arthur sempre foi apaixonado por esportes e acabou sendo influenciado por seus pais para ingressar nesse mundo. Sua mãe, Nadna Oyakawa, foi nadadora, e seu pai, Roberto Mariano, judoca. O início aconteceu no judô, por influência de seu pai, mas aos 10 anos, Nory se encantou com a ascensão de Diego Hypólito e Daiane dos Santos na ginástica e decidiu se arriscar no esporte.

A primeira equipe que o brasileiro defendeu na modalidade foi o “Pelezão”, clube da Prefeitura de São Paulo. Porém, o ginasta percebeu que não tinha mais para onde crescer e, aos 11 anos, resolveu fazer um teste no Pinheiros. Com seu talento, foi selecionado para integrar a equipe, mas não abandonou por inteiro o judô. Permaneceu por um ano praticando os dois esportes, mas percebeu que queria dedicar-se inteiramente à ginástica.

O primeiro resultado expressivo de Nory aconteceu na Copa do Mundo de Doha, em 2013. Na ocasião, o atleta conquistou a medalha de prata no solo. Após a primeira aparição em uma Copa do Mundo, os resultados de Arthur melhoraram consideravelmente. Em 2015, foi campeão mundial nas barras fixas na cidade de Osijek, na Croácia.

No ano seguinte, Nory disputou três edições da Copa do Mundo e levou medalhas para casa em todas as competições. Em Glasgow, na Escócia, foi medalha de prata no individual geral. Já em Stuttgart, na Alemanha, conquistou o bronze na competição por equipes. E em São Paulo, Nory levou para casa a medalha de ouro no salto sobre o cavalo. O ano de 2016 foi muito especial para o ginasta. Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, conquistou a medalha de bronze no individual geral e colocou seu nome na história do esporte.

Em 2017, foi medalha de bronze no solo na Copa do Mundo de Varna, na Bulgária. Dois anos depois, Nory conquistou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Ganhou a medalha de prata no individual geral e nas barras fixas, e conquistou o ouro na competição por equipes. O bom desempenho não parou. No Campeonato Mundial realizado em Stuttgart, Nory foi campeão nas barras fixas com um rendimento espetacular.


Artigos relacionados a Arthur Nory

Arthur Nory comemorando depois do Brasileiro de ginástica artística - GettyImages
Na Ginástica Artística, Brasil tem poucas chances de ir à final por equipes nas Olimpíadas - GettyImages
Olimpíadas: Arthur Nory não se classificou à decisão individual da Ginástica Artística - GettyImages
Olimpíadas de Tóquio: Arthur Nory é uma das grandes esperanças de medalha do Brasil - GettyImages
Arthur Nory posa com as medalhas recuperadas após roubo - Reprodução/Instagram
Arthur Nory se adianta e divulga camisa que Time Brasil usará em Tóquio - Divulgação Instagram / Fernando Veloso Leão
Arthur Nory se formou em educação física - Instagram
Ginasta faz movimento impressionantes na praia - GettyImages