Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Amanda Nunes (Lutadora)

Amanda Nunes
Amanda Nunes - GettyImages
Nome CompletoAmanda Lourenço Nunes
Como/pelo que é mais conhecidaLutadora
Data Nascimento30/05/1988
36 anos
Local NascimentoPojuca, Bahia
Facebook Oficial Amanda Nunes
Twitter Oficial Amanda Nunes
Instagram Oficial Amanda Nunes
Wikipedia Amanda Nunes

Nascida no dia 30 de maio de 1988, Amanda Lourenço Nunes é uma lutadora brasileira de artes marciais mistas. Com grande história no UFC, a brasileira marcou seu nome na organização ao conquistar o cinturão de duas categorias.

Natural de Pojuca, na Bahia, Amanda Nunes começou a praticar karatê com apenas quatro anos de idade. Com o talento demonstrado, a brasileira passou a se aventurar em outras modalidades de lutas. Aos 16 anos, a lutadora iniciou os treinos de boxe e de jiu-jitsu.

Por influência da irmã, que foi lutadora no passado, Amanda Nunes logo foi convidada para dar prosseguimento na carreira de atleta de artes marciais. Com isso, a estreia da brasileira não demorou para acontecer.

No ano de 2008, Amanda Nunes fez sua primeira luta oficial. No Prime: MMA Championship 2, a baiana encarou a brasileira Ana Maria e foi derrotada com uma chave de braço. Apesar do revés, a lutadora seguiu a carreira e passou por diversas outras organizações: Demo Fight 3, Prime: MMA Championship 3, Samurai Fight Combat e Bitetti Combat 6.

Após a derrota na estreia, Amanda Nunes não se abateu e imprimiu uma sequência de seis vitórias nos embates seguintes, que possibilitaram a ida da brasileira para o UFC. No ano de 2013, a baiana pisou pela primeira vez no octógono do maior evento do mundo.

Como adversária, Amanda enfrentou a alemã Sheila Gaff, no UFC 163, realizado no Rio de Janeiro. Com um nocaute técnico ainda no primeiro round, a Leoa, como é conhecida, venceu a rival e se tornou a primeira mulher brasileira da história a vencer no UFC.

Após a vitória na estreia, Amanda Nunes emplacou quatro triunfos no UFC. Com o bom desempenho, a brasileira disputou seu primeiro cinturão na categoria peso-galo no ano de 2016. Diante da americana Miesha Tate, a Leoa aplicou um mata-leão e levou o primeiro título feminino do Brasil na história da organização.

Depois da conquista histórica, Amanda Nunes foi desafiada por cinco adversárias. Com amplo domínio, a brasileira manteve o cinturão do peso-galo. As adversárias foram Ronda Rousey, Valentina Shevchenko, Raquel Pennington, Holly Holm e Germaine de Randamie.

Já no ano de 2018, Amanda Nunes decidiu se arriscar na categoria peso-pena. Na briga pelo cinturão, a Leoa encarou Cris Cyborg no UFC 232 e garantiu mais um título para a carreira. Em 2020, a atleta alcançou mais um recorde.

Ao enfrentar e vencer Felicia Spencer, Amanda Nunes se tornou a primeira atleta — entre homens e mulheres — a ter títulos defendidos em duas categorias ao mesmo tempo. Já em 2021, a Leoa defendeu o cinturão da categoria peso-pena diante de Megan Anderson e garantiu o título mais uma vez.

Em relação a sua vida pessoal, Amanda Nunes é casada com a também lutadora Nina Ansaroff. Fruto do relacionamento, as atletas têm uma filha chamada Raegan.


Artigos relacionados a Amanda Nunes

Lutadoras do UFC, Julianna Peña e Amanda Nunes - GettyImages
UFC tem pronunciamento de Amanda Nunes sobre saída de equipes - GettyImages
Amanda Nunes e Julianna Peña prometem fazer um dos maiores confrontos da história do UFC - GettyImages
Amanda Nunes quer retomar boa fase na carreira dentro do UFC - GettyImages
Amanda Nunes mostra confiança para enfrentar Julianna Peña no UFC 269 - GettyImages
Jéssica Andrade e Amanda Nunes vem trocando farpas no UFC - GettyImages
Amanda Nunes tenta manter o cinturão do UFC - GettyImages