Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / LUTO

Ex-jogadora de vôlei, Isabel Salgado morre aos 62 anos

Ícone do vôlei brasileiro, Isabel Salgado morreu aos 62 anos; ex-jogadora marcou gerações ao abrir portas na modalidade feminina

Redação Publicado em 16/11/2022, às 11h02 - Atualizado às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-jogadora de vôlei, Isabel Salgado morre aos 62 anos - Transmissão/ YouTube
Ex-jogadora de vôlei, Isabel Salgado morre aos 62 anos - Transmissão/ YouTube

Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro, morreu nesta quarta-feira, 16, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aos 62 anos. A causa da morte não foi divulgada. No início desta semana, Isabel do Vôlei havia sido incluída no grupo técnico de transição de governo no esporte. Ela deixa cinco filhos e cinco netos.

A morte foi confirmada por Paula Barreto, produtora de cinema, em mensagem no grupo “Esporte pela Democracia”: “Fiz um call com ela na segunda-feira. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”, escreveu Paula.

Um dos maiores nomes do esporte nacional, Maria Isabel Barroso Salgado defendeu o Brasil em duas edições dos Jogos Olímpicos no vôlei de quadra: Moscou 1980 e Los Angeles 1984. Nos anos 1990, passou a jogar no vôlei de praia.

Apesar de não conquistar medalhas olímpicas nos anos 1980, Isabel fez parte da histórica seleção que foi a primeira do Brasil a disputar grandes competições. Pelo país, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan, em Porto Rico, em 1979. Isabel ainda foi a primeira brasileira a atuar em uma liga estrangeira, quando defendeu o italiano Modena, em 1980.

Isabel Salgado estava no grupo de transição do esporte
Isabel Salgado estava no grupo de transição do esporte (Crédito: Ricardo Stuckert/ Fotos Públicas) 

Depois de encerrar sua carreira no vôlei de quadra, Isabel Salgado migrou para as quadras de areia. A modalidade estreou nas Olimpíadas de Atlanta 1996. Como atleta, formando dupla com Roseli, Jerusa, Tatiana Minello e Jaqueline, a brasileira disputou o Circuito Mundial e brasileiro, entre 1993 e 2001; ela conquistou a medalha de ouro em Miami, em 1994.

Formada nas categorias de base do Flamengo, Isabel Salgado fez sua estreia como profissional em 1973, aos 13 anos de idade. Com 19 anos, ela ganhou sua primeira convocação para a seleção brasileira juvenil enquanto atuava no time adulto do clube rubro-negro.


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!