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GP da Bélgica enfrenta clima tempestuoso e provoca mudança na estratégia das equipes

Após treino livre e corrida afetados pelo clima chuvoso, especialistas da Impacto Prime mostram importância de plano estratégico na seleção de pneus

Redação Publicado em 01/08/2023, às 10h23

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GP da Bélgica enfrenta clima tempestuoso e provoca mudança na estratégia das equipes - Divulgação: Fórmula 1
GP da Bélgica enfrenta clima tempestuoso e provoca mudança na estratégia das equipes - Divulgação: Fórmula 1

A Fórmula 1 esteve de volta neste último domingo (30/07) com o clássico GP da Bélgica, realizado no icônico circuito de SPA-FRANCORCHAMPS. Mesmo sob clima frio e chuvoso, Max Verstappen (RedBull) segue no comando da F1. Após largar na sexta colocação, o holândes conseguiu se reerguer e ultrapassou seu colega de equipe, Sérgio Pérez, na 17° volta. O pódio ficou formado pela supremacia da RedBull em primeiro e segundo lugar, Max Verstappen e Sergio Pérez respectivamente, e em terceiro, Charles Leclerc, comemorando seu terceiro pódio da temporada.

As expectativas para o fim de semana estavam elevadas, principalmente porque a previsão do tempo incluía a chuva. Como prometido, o sprint e a corrida foram presenteados com o clima frio e chuvoso durante todo percurso, o que causou uma mudança drástica na estratégia das equipes e pilotos, principalmente em relação a escolha dos pneus. Os compostos adequados e a gestão inteligente do seu uso tornam-se cruciais para obter um bom desempenho durante a corrida de Fórmula 1. Afinal, os pneus têm um papel fundamental na aderência do carro à pista, no desempenho nas curvas e na estratégia global da corrida.

Nesse contexto, a Impacto Prime, uma renomada empresa do ramo automotivo especializada na venda de pneus, ressalta a importância de utilizar pneus de alta qualidade e adequados para as diversas situações enfrentadas durante uma corrida. Segundo eles: “um bom pneu é essencial para proporcionar uma corrida segura e com desempenho otimizado”.

A cada fim de semana de corrida, a Pirelli, fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, seleciona três tipos de compostos para as equipes. Estas têm a liberdade de utilizá-los como preferirem, desde que ao menos dois tipos sejam utilizados em cada corrida. Cada tipo de pneu é identificado por uma cor característica: branco para o mais duro, amarelo para o médio e vermelho para o hipermacio.

A Impacto Prime esclarece ainda que existem duas divisões principais entre os pneus utilizados na Fórmula 1: “existem os Pneus Slick, que são empregados em pistas secas, e os Pneus de Chuva, utilizados em pistas molhadas. Dentro dos Pneus Slick, encontramos as categorias C1, C2, C3, C4 e C5, sendo o C1 o mais duro até chegar ao C5, o mais macio e veloz. Por outro lado, os compostos para pista molhada são divididos em Intermediate Green, mais versáteis, e Intermediate Blue, mais efetivos em chuvas fortes, drenando impressionantes 85 litros de água por segundo por pneu a 300 km/h”.

Ainda há diversas rodadas pela frente na temporada de corridas da Fórmula 1, e o Brasil não fica de fora dessa trajetória. O GP de São Paulo está previsto para acontecer em Interlagos, no dia 5 de novembro.