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Ferrari realiza teste de desenvolvimento para controle de spray de água

Arthur Leclerc, da Fórmula 2, e Oliver Bearman, reserva da Scuderia, avaliaram segurança e desempenho com coberturas ao pneus para corridas na chuva

Diogo Figueiredo, sob supervisão de Gabriella Vivere Publicado em 09/05/2024, às 14h24

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Arthur Leclerc e Oliver Bearman conduziram os carros de 2022 e 2024 - Formu1a.uno
Arthur Leclerc e Oliver Bearman conduziram os carros de 2022 e 2024 - Formu1a.uno

No Circuito de Fiorano, na Itália, Arthur Leclerc, talento da Fórmula 2 e irmão de Charles Leclerc, e Oliver Bearman, reserva da Ferrari, tomaram o volante dos carros de 2022 e 2024 da equipe para uma sessão de testes focada em um inovador dispositivo em desenvolvimento pela Fórmula 1 e FIA. O objetivo era avaliar sua eficácia em cobrir os pneus de chuva e minimizar os sprays d'água lançados pelos carros.

Este dispositivo é fruto de um esforço conjunto, emergindo como resposta às crescentes preocupações dos pilotos em relação aos sprays d'água, especialmente após o trágico acidente na etapa de Spa-Francorchamps da Fórmula Regional Europeia (FRECA), que resultou na perda do jovem piloto Dilano Van 't Hoff, de apenas 18 anos.

Durante os testes, Arthur Leclerc assumiu o comando do SF-75, o modelo de 2022 da equipe, enquanto Bearman, que já teve uma participação no GP da Arábia Saudita deste ano em substituição a Carlos Sainz, que se recuperava de uma apendicectomia, pilotou o carro atual da escuderia.

É importante ressaltar que iniciativas anteriores, como a exploração de para-lamas removíveis em colaboração com a Mercedes e McLaren, não atingiram resultados satisfatórios nos testes realizados em Silverstone, na Inglaterra, e foram submetidas a uma revisão completa.

Os sulcos mais profundos nos pneus de chuva são projetados para garantir uma melhor dispersão da água e evitar a aquaplanagem em condições de pista molhada. No entanto, esse mesmo mecanismo pode resultar em um aumento na geração de spray quando a água é sugada para dentro do difusor pelos pneus.