Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / É BRASIL!

Luisa Stefani e Rafa Matos fazem história e são campeões no Australian Open

O Brasil conquistou um título de extrema importância no cenário mundial com a dupla canarinha Luisa Stefani e Rafa Matos; confira como foi a partida

Redação Publicado em 27/01/2023, às 07h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luisa Stefani e Rafael Matos foram campeões do Australian Open - GettyImages
Luisa Stefani e Rafael Matos foram campeões do Australian Open - GettyImages

O Brasil fez história no Australian Open com Luisa Stefani e Rafa Matos nesta sexta-feira, 27. A dupla fez uma grande campanha durante todo o torneio e bateu os rivais Sania Mirza e Rohan Bopanna na final de duplas mistas por 2 sets a 0. O título é histórico, visto que o país nunca havia conquistado um troféu com a presença única de brasileiros. Geralmente, um dos integrantes eram estrangeiros, mas desta vez foi diferente. 

Para se ter ideia do tamanho do feito alcançado por Luisa Stefani e Rafa Matos, é só lembrar de 1982, em Roland Garros, quando Cássio Mota e Cláudia Monteiro  chegaram a decisão do torneio, mas acabaram saindo derrotados pela dupla John Lloyd e  Wendy Turnbull. 40 anos depois, uma dupla brasileira chegou a final de um Grand Slam e, desta vez, conseguiu um resultado positivo no Australian Open. 

Luisa Stefani e Rafael Matos tiveram dificuldades na partida durante o primeiro set. Os dois sofreram com o entrosamento de Sania Mirza e Rohan Bopanna. Os dois são experientes e causaram problemas para os brasileiros durante a primeira parte do jogo. Mesmo assim, Stefani e Matos conseguiram se manter na frente e levaram a vitória parcial por 7/6. 

Após um primeiro set disputado e de muita intensidade, a dupla Sania Mirza e Rohan Bopanna pareceram ter sentido o golpe da derrota parcial na parte inicial do confronto. Do outro lado, Luisa Stefani e Rafael Matos ganharam ainda mais confiança e não deram brechas para os rivais. Com isso, tendo mais tranquilidade, confirmaram o título histórico do Australian Open com uma parcial de 6/2. 

Australian Open
Luisa Stefani e Rafael Matos em ação durante a final do Australian Open (Crédito: GettyImages)

O que disseram os campeões do Australiano Open?

Rohan e Sania... sei quantas pessoas vocês inspiraram. Como o Brasil, como a Índia, isso significa muito para nossos países. Inspira as crianças, inspira as próximas gerações. É muito especial para mim e para o Rafa. É uma honra… Acho que foi na época de Wimbledon no ano passado que o Rafa me perguntou como eu estava", destacou Luisa Stefani. 

Já Rafa Matos aproveitou para completar sua dupla e desabafar em relação a sua conquista: “Eu estava na reabilitação... quando ele me perguntou quando eu voltaria, então talvez pudéssemos tocar um pouco. Isso foi uma grande motivação para eu continuar trabalhando duro e agora aqui estamos vencendo nosso primeiro Grand Slam na Austrália”.