Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / EXCLUSIVA!

Guilherme Costa fala sobre Pan e expectativa para Paris 2024: “Objetivo”

Após quatro medalhas de ouro nos Jogos de Santiago, no Chile, brasileiro mostra confiança na seleção para Paris 2024; confira a entrevista

Guilherme Costa - GettyImages
Guilherme Costa - GettyImages

Parece que a natação do Brasil está muito bem representada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Depois de uma ótima atuação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, o nadador Guilherme Costa, o Cachorrão, aproveitou a entrevista exclusiva para o SportBuzz para ponderar sua participação na competição latina, na qual conquistou quatro medalhas de ouro, e revelar suas expectativas para o principal torneio esportivo internacional que acontece na França, de 26 de julho a 11 de agosto. 

“Gostei bastante do meu desempenho no Pan. Foi uma grande competição para mim. Eu coloquei como objetivo as quatro medalhas de ouro e consegui realizar. Foi algo bem desgastante, mas no final deu tudo certo. Acho que me preparei muito bem, então não tinha como o resultado ser diferente”, afirmou.

“Acho que a natação vai chegar muito bem. Temos alguns atletas já despontando. É uma equipe que já tem bastante gente se destacando e ganhando experiência em grandes competições. Acho, que até as Olimpíadas, todo mundo vai chegar pronto, mesmo sendo uma equipe jovem. [O time] vai chegar muito bem para essa e para outra [Olimpíada]. Todo mundo já está nadando bem e, até lá, vai ter gente ao nível mundial”, disse.

E como o Brasil conseguiu chegar a um nível tão bom de expectativa? Para o nadador, foi por conta da melhora em vários quesitos do esporte. “Eu vejo que a natação evoluiu muito em vários quesitos. A estrutura que se tem hoje é muito melhor, o treinamento, os treinadores evoluíram, surgiram novos métodos. A minha geração é muito talentosa, tem muita gente boa aparecendo”, comentou.

Para entrar no esporte, todos têm seus ídolos e inspirações. Guilherme não é diferente.

“Os dois ídolos quando eu comecei a nadar foram o Michael Phelps, porque ele fez algo que ninguém nunca fez, e o Gustavo Borges. Thiago Pereira e o César Cielo foram os que eu mais acompanhei. Meus maiores adversários hoje são os dois nadadores da Austrália, que é um país muito forte nas provas que eu nado. No último mundial foram [contra] esses que disputei as provas.”

Atleta da Speedo, Guilherme afirma que a parceria na natação foi importante para sua vida. “Acho que é meu primeiro patrocinador, a primeira marca que apostou em mim há um tempo e foi fundamental na minha evolução como atleta. Foi muito importante esse apoio no início da carreira e ajuda muito até hoje nos meus objetivos e nas minhas competições”, comentou. Mas, será que é possível levar alguns quesitos da natação para outros esportes?

“Tem vários princípios da natação que se usa para todos os esportes. Os principais são o foco, a determinação, acho que em qualquer lugar você precisa ter isso, para ter uma grande regularidade nos treinos, descansar. Isso é fundamental”, garantiu Guilherme.

Guilherme Costa e outros atletas que irão representar o Brasil em inúmeras modalidades podem ser vistos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 a partir do dia 26 de julho deste ano. A disputa da natação acontece na La Défense Arena, entre os dias 27 de julho e 4 de agosto.