Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / FORA DA CERIMÔNIA!

Atletas de Rússia e Belarus serão barrados da abertura de Paris 2024

Nesta terça-feira, 19, o COI anunciou que atletas de Rússia e Belarus, que irão disputar como neutros, serão barrados na cerimônia de abertura

Redação Publicado em 19/03/2024, às 15h50 - Atualizado às 19h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atletas de Rússia e Belarus serão barrados na abertura da Olimpíada de Paris - Getty Images
Atletas de Rússia e Belarus serão barrados na abertura da Olimpíada de Paris - Getty Images

Nesta terça-feira, 19, o Comitê Olímpico Internacional anunciou que atletas de Rússia e Belarus não serão contemplados no desfile de abertura da Olimpíada de Paris. Em sua definição, o COI entendeu que a parada das nações é destinada apenas às delegações e como russos bielorrussos vão competir como atletas neutros, não participarão da cerimônia.

Essa questão foi anunciada por conta do conflito entre Rússia-Ucrânia. “A decisão foi unânime. A lógica é muito clara para nós. Atletas neutros individuais vão competir como indivíduos, e a parada da abertura é um desfile para delegações e times. Eles não estarão em nenhuma delegação”, disse James MacLeod, diretor do COI.

A medida foi anunciada após o primeiro dia de reuniões do Conselho Executivo do COI em Lausanne, na Suíça. De acordo com o Comitê Olímpico, ressaltou que isso foi definido de acordo com o precedente de Barcelona 1992, quando a Iugoslávia competiu com atletas neutros, que não participaram do desfile de abertura.

Assim, os atletas russos e bielorrussos poderão acompanhar a cerimônia de abertura às margens do Rio Sena, mas o COI ainda não detalhou como eles terão participação direta ou não no momento. Sobre a festa de encerramento, não foi anunciada uma decisão sobre a situação desses competidores neutros.

A Rússia levou a medalha de prata no vôlei masculino, na Olimpíada de Tóquio (Crédito: Getty Images)
A Rússia levou a medalha de prata no vôlei masculino, na Olimpíada de Tóquio (Crédito: Getty Images)

Outra medida que será implementada pelo Comitê Olímpico Internacional diz respeito à quantidade de participantes desses países. Assim, no máximo, serão permitidos 54 russos e 28 bielorrussos na Olimpíada de Paris, mas, até o momento, apenas 19 atletas no total, contando os dois países, estão garantidos para a maior competição esportiva do mundo.