Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / DEU A VOLTA POR CIMA!

Nadador britânico revela luta contra depressão: “O esporte me quebrou”

Adam Peaty, nadador tricampeão olímpico, se classificou para a Olimpíada de Paris, mas enfrentou uma depressão profunda antes disso

Redação Publicado em 04/04/2024, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nadador britânico revela luta contra depressão: “O esporte me quebrou” - Getty Images
Nadador britânico revela luta contra depressão: “O esporte me quebrou” - Getty Images

Adam Peaty, tricampeão olímpico e detentor de dois recordes mundiais, quase teve sua carreira encerrada por conta do alcoolismo e depressão. O nadador de apenas 29 anos teve uma ascensão meteórica no esporte, mas teve momentos complicados e quase deixou tudo que construiu para trás. Apesar de todas as dificuldades, o atleta se qualificou para a Olimpíada de Paris.

Em entrevista ao ‘Daily Mail’, Peaty abriu o jogo sobre os momentos mais difíceis da sua vida, que aconteceram logo após grandes conquistas na natação. O medalhista olímpico se afastou das piscinas por um longo período para cuidar da saúde mental. “Foram três anos de inferno. Eu não queria ver uma piscina novamente. O esporte me quebrou. Eu não sabia que caminho seguir e muitas coisas atrapalharam”, revelou.

O nadador explicou quais foram os principais motivadores desse episódio em sua vida. “Tudo começou após os jogos da Comunidade Britânica em 2018, quando aconteceu uma entressafra de competições. E, quando isso acontece, a oferta de festas e badalação é muito grande. Eu saí completamente dos trilhos, abusei do álcool, e isso acabou sendo um caminho direto para a depressão”, afirmou.

Adam Peaty compartilhou que se sentia desmotivado e, sem ambição para continuar treinando, deixou todo o resto da sua vida desabar. “Eu não tinha aquela motivação avassaladora para fazer nada. E, se não tenho uma motivação para treinar ou um objetivo, eu perco completamente o controle”, disse o nadador.

Adam Peaty com sua medalha de ouro nos 100m peito, na Olimpíada de Tóquio (Crédito: Getty Images)
Adam Peaty com sua medalha de ouro nos 100m peito, na Olimpíada de Tóquio (Crédito: Getty Images)

Recordista mundial nas provas de 50m e 100m peito, o britânico disse que passou por mudança crucial, que não o tornou apenas um atleta melhor, mas um ser-humano mais completo. “Há muitos outros motivos. É muito profundo. Mas é ótimo voltar a me sentir vivo”, contou ao ‘Daily Mail’.