Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Lutas / MMA / VAI APOSENTAR?

Após sair da temporada da PFL, Fabrício Werdum explica motivo, e fala em aposentadoria: "Fiquei bastante triste"

Fabrício Werdum precisou deixar a temporada da PFL após um inchaço na têmpora

Redação Publicado em 11/06/2021, às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fabrício Werdum explica motivo da saída da PFL - GettyImages
Fabrício Werdum explica motivo da saída da PFL - GettyImages

Para a quarta temporada da organização, FabrícioWerdum foi contratado pela PFL como o principal reforço. No entanto, o lutador deixou o torneio de forma prematura depois da polêmica luta contra Renan Problema.

Mesmo depois de ter sido nocauteado, mas ter o resultado revertido para "No Contest" (luta sem resultado), depois que o adversário aparentou ter batido em desistência em um triângulo encaixado, o gaúcho precisou se retirar da disputa pelo prêmio de US$ 1 milhão, cerca de R$ 5 milhões, depois de ser diagnosticado com um inchaço na têmpora.

Em entrevista ao "Combate", nesta quinta-feira, 10, Fabrício Werdum disse já ter escondido muitas lesões ao longo de sua carreira, mas aos 43 anos, considerou mais prudente cuidar da saúde desta vez.

"Fiquei bastante triste e realmente aconteceu aquela polêmica, ele bateu, disse que não bateu, ficou batendo no meu rosto e afetou bastante a têmpora. Nunca tinha tomado tanto soco na têmpora, que é um lugar muito sensível pelo que o médico me falou. Tomei suspensão médica de dois meses, mas sempre digo que ela dura até seu médico te liberar para lutar. O que sempre fiz a vida inteira foi esconder a lesão para poder lutar e não perder oportunidade de luta. Por vários fatores, às vezes pela parte financeira, oportunidade, momento importante da carreira. Tenho certeza que vários fazem isso até hoje de esconder a lesão, coisa normal, mas não falamos para ter a chance de lutar. Desta vez pensei melhor, 43 anos, quero estar mais perto da família e resolvi escutar o médico. Estava com muita dor na cabeça, senti bastante a lateral, fiz a ressonância, contraste, todos os exames, e o médico falou que não estava apto para treinar ou lutar. Desta vez escutei. Como as mães sempre dizem, saúde em primeiro lugar. Tem que dar ênfase ao que as mães falam", contou.

Segundo o lutador, caso descumprisse a ordem médica e continuasse na competição, novos golpes no local poderiam deixar sequelas no futuro.

Sem poder treinar ou lutar, o atleta focou em seus novos projetos. Ele abriu uma loja de roupas e está perto de inaugurar uma loja de carnes, além de ter um canal no YouTube.

"Os riscos eram de, de repente, ficar com problema na cabeça, com "delay". Acredito que não tenho "delay" nenhum por enquanto (risos). Às vezes tem alguma coisa que me esqueço, normal, minha esposa brinca comigo bastante. Médico até me falou que tem um tratamento, que não sei o nome exatamente, mas recupera muito a memória. Tenho alguns esquecimentos, óbvio, foram 23 anos lutando, tomei algumas pancadas. Ele falou que podia acontecer alguma coisa a mais, ficar com algum problema. Pra evitar esse problema, não quero estar com a minha família com "delay" de alguns segundos ou outro problema mais grave. Imagina uma pancada muito forte, outro nocaute em cima do outro? Estou com outros projetos, direcionei pra outro lado. Sempre estou na função. Por isso tenho o canal 'Werdum não para', porque não paro mesmo (risos)", disse.

A aposentadoria

Já com muitas bagagens, e experiências na carreira, Fabrício Werdum deixou no ar a possibilidade de se aposentar. Apesar de esse ser um pedido da esposa Karine, o lutador disse ainda não ter pensado totalmente no assunto.

"Pode ser que eu pense melhor, tenho que conversar com meu mestre Rafael Cordeiro, meu irmão (Felipe Werdum), (Renato) Babalu, minha esposa. Óbvio que a decisão vai ser minha, 100%, mas tenho que conversar com todo mundo, falar com as pessoas que estão comigo. É uma decisão bem complicada, mas tem a possibilidade sim (de me aposentar). Minha esposa faz quatro anos que pede que eu pare. Eu falo que agora é a última. Estou há quatro anos falando q é a última (risos)", revelou antes de completar.

"Estou numa fase... Fiz essa transição pro Brasil também, minhas filhas estão bem adaptadas. Elas não conheciam o Brasil 100%. Agora estamos nessa cultura de novo. Pode morar o tempo que for fora do Brasil, mas quando a gente volta pro nosso país é diferente. Estou muito feliz no Brasil, estão me valorizando bastante, meu nome está muito mais forte no Brasil do que em qualquer outro lugar, me reconhecem muito na rua, fico feliz. (Sobre a) Possibilidade de não lutar tenho que ver, tenho vários negócios acontecendo. Estou abrindo uma loja de carnes, hoje chega um carregamento de 12 toneladas de carne. A loja tem 400 metros quadrados, estou feliz com a loja de roupas, tem o canal também. Temos coisas pra fazer. Se for pela minha esposa, já paro, está bom. Muitos fãs falam também. Mas luto porque gosto, é difícil parar 100%. De repente rola uma super luta. O que mais gosto de fazer é lutar. Se fizerem uma boa proposta, não sei. Essa resposta é muito difícil dar, de que me aposentei, fechei a carreira", concluiu.