Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES MINEIROS

Conheça a origem dos distintivos dos principais clubes mineiros

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos principais times de Minas Gerais

José Renato Publicado em 15/07/2021, às 15h53 - Atualizado às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudos dos principais times de Minas Gerais - Getty Images/ Divulgação
Escudos dos principais times de Minas Gerais - Getty Images/ Divulgação

AMÉRICA

Tanto as cores quanto o nome do América Mineiro foram escolhidos por meio de um sorteio feito entre seus fundadores, estudantes do Gymnasium Anglo-Mineiro. Entre os nomes sugeridos para o time, venceu América, idealizado para homenagear os Estados Unidos da América, terra de muitos professores do colégio.

As cores oficiais, verde e branco, foram escolhidas na fundação do clube. Já o primeiro uniforme do time tinha camisas brancas com uma faixa transversal verde e calções brancos. A cor preta só foi agregada aos calções do time americano em 1913, quando alguns membros do Atlético Mineiro saíram do clube e foram admitidos no América. As estrelas no alto do distintivo são alusivas às conquistas nacionais de 1997 (série B) e 2009 (série C).

ATLÉTICO

O atual escudo do Atlético Mineiro é utilizado pelo time desde 1922, quando substituiu o símbolo oval que havia sido idealizado na fundação do clube. A estrela amarela representa a conquista do Campeonato Brasileiro em 1971. Porém, as tradicionalíssimas cores do Galo, como o Atlético Mineiro também é conhecido, são as mesmas desde 1908, quando o clube surgiu.

Já o uniforme, desde a fundação do clube, era composto por uma camisa toda preta e calções brancos, perdurando até 1926, quando finíssimas listras brancas foram incorporadas às camisas; os calções só se tornaram pretos em 1946. Após alguns anos, as listras brancas presentes nas camisas começaram a se alargar, ficando com uma espessura igual à das pretas.

CRUZEIRO

Fundado em 1921 como Societá Sportiva Palestra Itália, alterou seu nome em 29 de setembro de 1942 para Ypiranga. Porém, em 7 de outubro de 1942, alterou-o novamente para Cruzeiro Esporte Clube, nome sugerido pelo ex-presidente Oswaldo Pinto Coelho.

O escudo do Cruzeiro traz em destaque as estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul. Acima do brasão foi adicionada uma coroa, símbolo da conquista da Tríplice Coroa, já que o time ganhou em 2003 o Campeonato Mineiro e as duas principais competições do país, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.