Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / TRATADO DO ABC

O pacto de Argentina, Brasil e Chile e um dos maiores times o Brasil

As primeiras décadas do Século XIX foram marcantes para a definição da distribuição política do continente americano, sobretudo da América do Sul

Redação Publicado em 06/08/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O pacto entre Argentina, Brasil e Chile e um dos maiores do Brasil - Andrei Torres/ ABC FC/ Flickr
O pacto entre Argentina, Brasil e Chile e um dos maiores do Brasil - Andrei Torres/ ABC FC/ Flickr

As primeiras décadas do Século XIX foram marcantes para a definição da distribuição política do continente americano, sobretudo da América do Sul. Os países, antes divididos pelo Tratado de Tordesilhas, acordo assinado em 1494 entre os reinos de Portugal e Espanha, seus exploradores, passaram conquistar suas independências em um curto espaço de tempo. Muito embora, alguns vínculos tenham permanecido vigentes ainda durante muitas décadas, entre os anos de 1810 e 1830, todos os países sul-americanos passaram a ser considerados como “donos de seus próprios narizes”.

A manutenção desta condição, no entanto, pareceu que não iria durar muito tempo, sobretudo nas últimas décadas deste século, quando passou a ser notado o ressurgimento de certo impulso imperialista de conquista e anexação de territórios por parte de alguns países europeus. A motivação desde súbito interesse estava fundamentada por interesses econômicos, por conta da busca de novos mercados, militares, tendo em vista a criação de áreas estratégicas no globo, e por fim, talvez o mais forte deles, a busca pela afirmação de um orgulho nacional.

Este entendimento acabou por se mostrar definitivamente verdadeiro a partir de 1914 com a eclosão da I Guerra Mundial. Somado a isso, o significativo crescimento da influência norte-americana sobre os demais países do Continente Americano, passou a ser visto como preocupação, sobretudo, junto aos mais promissores países sul-americanos naquela época, Argentina, Brasil e Chile. Para isso bastava notar a adoção de medidas intervencionistas comandadas pelos presidentes William McKinley (1897-1901), Theodore Roosevelt (1901-9), William Howard Taft (1909-13) e Woodrow Wilson (1913-21), que chegaram a autorizar ocupações militares norte americanas em diversos países da América Central.

Este cenário serviu como “pano de fundo” para uma natural aproximação entre os países da América do Sul, principalmente através de acordos bilaterais, em sua grande maioria, focadas na “não agressão” entre as partes. Tendo em vista criar um bloco mais conciso entre as principais nações da região, através de um acordo de cooperação mútua, José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, que ocupava a pastas das Relações Exteriores do governo brasileiro iniciou negociações, entre os anos de 1907 e 1909, com os vizinhos chilenos e argentinos.

Em 1909, um grande passo neste sentido foi dado através de uma minuta elaborada a quatro mãos entre o nosso Barão e o chanceler chileno Puga Borner. A grande rivalidade entre o brasileiro e o argentino, Estanislao Zeballos, no entanto, acabou por retardar este processo, que só foi retomado em 1914, quando os três países exerceram uma mediação conjunta, ante um conflito entre Estados Unidos e México.

Cientes que a existência de um acordo formal poderia ajudar a consolidação de um ambiente de maior cordialidade entre os países por conta da existência de construção de uma “inteligência cordial”, da “comunhão de ideias e interesses” e do pleno afastamento de possíveis conflitos no futuro, os chanceleres da Argentina, José Luis Muratore, do Brasil, Lauro Muller, e do Chile, Alejandro Lira, reunidos em Buenos Aires, assinaram em 25 de maio de 1915, o “Tratado para Facilitar a Solução Pacífica de Controvérsias Internacionais”, que passou para a história como o “Tratado do ABC”, devido as iniciais de cada um dos países signatários.

Torcida do ABC
Torcida do ABC (Crédito: Andrei Torres/ ABC FC/ Flickr) 

Naquela época, o pacto foi considerado um marco na história das relações dos países latino-americanos uma vez que até aquele momento, os acordos firmados, sempre tinham como principais protagonistas os países europeus e/ou Estados Unidos.

O ineditismo e a importância do Tratado do ABC, sobretudo em tempos de I Guerra Mundial, logo se espalhou por todo Brasil, uma vez que explicitava uma efetiva unicidade entre as nações. A abreviação do nome, ABC, também chamou a atenção, sobretudo, do comerciante José Potiguar Pinheiro, sócio da Associação Comercial do Rio Grande do Norte, ACRN, entidade fundada em 1892, cujos integrantes costumavam se reunir para discutir assuntos de interesse da classe e as notícias publicadas nos jornais locais.

Em um destes encontros, justamente em 29 de junho de 1915, pouco mais de um mês da assinatura do tratado, na residência do coronel Avelino Alves Freire, presidente da ACRN, alguns jovens da cidade de Natal aproveitaram a reunião para decidir sobre a criação da primeira equipe de futebol do estado.

Para tal, a primeira providência foi a escolha do nome. Coube a Pinheiro, após passar os olhos na manchete de um jornal local, que segurava em suas mãos, e que destacava a celebração do tratado, sugerir, não apenas como uma forma de homenagem, bem como por sua sonoridade, ABC. A sugestão foi aceita de imediato e contribuiu para que o próprio Pinheiro se tornasse o primeiro vice-presidente da história do clube.

Também não foi por mero acaso que pouco mais de 15 dias após a fundação do ABC, em 14 de julho daquele ano, outro grupo de jovens se reunisse também em prol da criação de uma nova equipe de futebol, e adotasse um nome, segundo eles, mais abrangente, que representasse todo o continente americano, em vez de apenas três países.

Assim surgiu o América. Como se tivessem nascidos um para o outro, coube aos, já rivais, se enfrentarem na primeira partida de futebol disputada em solo potiguar, em 26 de setembro de 1915, em um campo improvisado que atraiu muito interesse dos habitantes da cidade de Natal.

Naquele dia o ABC levou a melhor com uma indiscutível vitória por 4 a 1. Ainda que haja indícios de uma partida anterior que teria acontecido em 20 de setembro entre ABC e Natal Esporte Clube, com vitória abecedista por 13 a 1, foi a peleja entre ABC e América que evidenciou a estreita relação que os habitantes locais passaram a ter com o futebol.

Naquele tempo, Natal era uma pequena cidade com pouco mais de 27 mil habitantes, cujas principais alternativas de distração eram os filmes em exibição no cinema Politheama e as festas religiosas. O crescimento da popularidade do futebol potiguar foi quase que imediata e o amor demonstrado pelos torcedores aos seus clubes logo chegou as beiras do “fanatismo”, que alcançou todas as classes sociais e intelectuais.

Para se ter uma ideia, certa vez, Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores brasileiros da história chegou a afirmar que “na cidade de Natal, havia um povo chamado ABC”. Este amor incondicional cresceu ao passar dos anos, sobretudo, pelo sucesso da equipe em suas partidas, o que fez com que alcançasse a incrível marca de 52 títulos do campeonato estadual.

Este feito lhe valeu a referência de ser o clube de futebol com o maior número de conquistas de competições estaduais no Brasil. Também cabe ao ABC ter a primazia de ter conquistado o maior número de títulos estaduais, de forma consecutiva, 10, entre os anos de 1932 e 1941, façanha que divide com outro América, o de Minas Gerais, que conquistou o campeonato do seu estado entre os anos de 1916 e 1925.

Por mais paradoxal que possa ser, o sucesso da agremiação ABC se distanciou e muito da relevância prática do Tratado, assinado entre Argentina, Brasil e Chile, que tinha, justamente, lhe “emprestado” o nome. A verdade é que, ainda em 1915, tão logo assinado, o Tratado do ABC quase que caiu no completo esquecimento, por conta do total desinteresse dos três países signatários.

O Brasil, por exemplo, seguiu em frente na sua intenção de retomar uma política de colaboração mais próxima com os Estados Unidos, com quem ansiava ter maior relacionamento comercial, sobretudo no consumo do café, maior produto nacional naquela época. Quanto a Argentina e Chile, o acordo sequer chegou a ser aprovados junto aos seus parlamentos.