Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ATLÉTICO-MG

Relembre as 5 maiores conquistas do Atlético-MG

O maior campeão estadual de Minas Gerais também já fez história nas grandes competições nacionais e internacionais

Damaris Andrade Publicado em 14/05/2020, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O título do Atlético-MG na Copa do Brasil de 2014 foi contra o rival Cruzeiro - Getty Images
O título do Atlético-MG na Copa do Brasil de 2014 foi contra o rival Cruzeiro - Getty Images

A grandeza Atlético-MG é incontestável em Minas Gerais. O clube é o maior campeão estadual com 44 títulos, e na atual temporada, com Jorge Sampaoli, briga pelo 45º. Mas, a sede de títulos da equipe mineira já foi vista no Brasil e no mundo.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Divulgação
Campeonato Brasileiro 1971 | Divulgação

Em 1971, o Atlético-MG conquistou seu primeiro, e até então único, título do Campeonato Brasileiro. A primeira edição do Campeonato Nacional começou com 20 times divididos em duas chaves, e os seis melhores passariam para a segunda fase, com três grupos.

Em uma final tripla, o Atlético-MG derrotou o São Paulo, com um gol de falta de Oldair e o Botafogo, com gol de Dario. Sendo assim, o clube mineiro levou 10 mil torcedores para o Maracanã e levantou a taça de campeão, com ninguém menos que Telê Santana no comando do Galo.

COPA CONMEBOL

A Copa Conmebol foi uma competição sul-americana que foi disputada entre 1992 a 1999, e o Atlético-MG triunfou durante sua participação. O clube mineiro é o único a conquistá-la por duas vezes, na primeira edição, em 1992, e em 1997.

A equipe era comandada por Emerson Leão e tinha Taffarel como goleiro. No primeiro jogo da final contra o Lanús na Argentina, o Galo venceu por 4 a 1, e no jogo de volta empatou de 1 a 1, mas o Atlético-MG já havia garantido o bicampeonato.

COPA LIBERTADORES

A Copa Libertadores de 2013 é talvez o maior título da história do Atlético-MG. O clube mineiro foi o líder do grupo, bateu o São Paulo por 2 a 1 no jogo de ida e 4 a 1 na partida de volta das oitavas de final, eliminou o Club Tijuana nas quartas, o Newell’s Old Boys na semifinal e encarou o Olimpia na grande final.

O Atlético-MG foi derrotado por 2 a 0 no jogo de ida contra o Olimpia, do Paraguai, mas conseguiu o empate no jogo de volta e decidiu nos pênaltis, vencendo por 4 a 3. A equipe contava com os ídolos do clube, como Réver, Leonardo Silva, Diego Tardelli, Bernard e Ronaldinho Gaúcho.

Ver essa foto no Instagram

🏆 FOI ÉPICO! 🏴🏳 #EmCasaAGenteViraOJogo ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 📺 Valeu pela transmissão, @sportv!

Uma publicação compartilhada por Clube Atlético Mineiro (de 🏡) (@atletico) em

RECOPA SUL-AMERICANA

Bruno Cantini / CAM
Recopa Sul-Americana 2014 | Bruno Cantini / CAM

No ano seguinte da conquista da Libertadores, o Atlético-MG conquistou mais um título ao levantar o troféu da Recopa Sul-Americana em 2014. Assim como na Copa Conmebol de 1997, o Galo enfrentou o Lanús e levou a melhor mais uma vez. No jogo de ida, na Argentina, a equipe mineira venceu por 1 a 0, mas foi na partida de volta que a emoção tomou conta.

No Mineirão, o Lanús venceu por 3 a 2 no tempo normal, e na prorrogação, o Atlético-MG fez 2 a 0, deixando p placar agregado de 5 a 3 e levando pra casa o título da Recopa Sul-Americana.

COPA DO BRASIL

O título da Copa do Brasil de 2014 tem um gostinho especial para o torcedor atleticano. Após eliminar o Palmeiras, Corinthians e o Flamengo nas oitavas, quartas e semifinais respectivamente, o Atlético-MG enfrentou o maior rival, Cruzeiro, na grande final.

No jogo de ida, na Arena Independência, o Galo venceu o cruzeiro por 2 a 1, com gols de Luan e Dátolo, e na partida de volta, Diego Tardelli garantiu o título marcando o gol da vitória no Mineirão.


5 itens essenciais para os torcedores do Atlético Mineiro

1- Chaveiro de Metal Atlético - https://amzn.to/2MEXNK6

2- Copo Térmico Inox  Atlético - https://amzn.to/2BxzabF

3- Escova Dental Torcedor Atlético - https://amzn.to/2MCj8nn

4- Canivete Multiúso Atlético - https://amzn.to/2PctD2b

5- Fone de Ouvido Atlético - https://amzn.to/2o7SKrX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.