Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CONTRA O RACISMO!

Presidente da CBF vai propor perda de pontos em casos de racismo

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, irá propor punição esportiva para clubes que se estiverem envolvidos em casos de racismo no Campeonato Brasileiro

Redação Publicado em 23/08/2022, às 18h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente levará proposta ao Conselho Técnico - Getty Images
Presidente levará proposta ao Conselho Técnico - Getty Images

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, irá propor punições esportivas para times que forem relacionados a casos de racismo a partir de 2023. Segundo o "Globo Esporte", a ideia será anunciada no Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, que acontecerá nesta quarta-feira, 24, e fará parte de uma série de ações de combate ao preconceito no país.

Para o seminário, estão confirmadas as presenças de diversas personalidades, como o cantor Gilberto Gil, que irá se apresentar em uma espécie de cerimônia de abertura. Além dele, o presidente do senado, Rodrigo Pacheco e o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez também estão confirmados no evento, que acontecerá na sede da entidade.

"O evento é um marco para o início de uma série de iniciativas que vão discutir de uma forma mais profunda o combate ao racismo e à violência no futebol. É um gesto histórico para dar um basta contra o racismo e a ignorância no futebol. Além do evento, vamos fazer uma série de ações nos estádios nesta semana para conscientizar o torcedor. Chega de discriminação", comentou o presidente.

Após o anúncio, o presidente terá de levar a proposta ao Conselho Técnico, que é formado pelos representantes dos clubes que participam das competições nacionais no ano indicado. Todo ano eles aprovam o regulamento dos campeonatos da CBF e mudanças como a implantação do árbitro de vídeo, que aconteceu a partir do Brasileirão de 2019.

CBF prepara uma série de ações contra o preconceito
CBF prepara uma série de ações contra o preconceito/ Créditos: Getty Images

Segundo o fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, o número de casos de racismo no futebol brasileiro mais do que dobrou de 2020 para 2021 e este ano também se tornaram públicos diversos casos durante as competições, principalmente na Libertadores. Apesar disso, os números oficiais de 2022 não foram divulgados pelo mesmo.