Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MELHORIAS?

CBF estuda mudanças nas linhas de impedimento do VAR

A CBF estuda seguir a mudança feita na Inglaterra e engrossar as linhas para que os impedimentos marcados tenham que ser claros; ideia segue no papel por enquanto

Redação Publicado em 16/08/2022, às 16h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CBF estuda mudanças no VAR - Getty Images
CBF estuda mudanças no VAR - Getty Images

A CBF estuda alterações nas linhas de impedimento do VAR para acabar, ou pelo menos diminuir, as polêmicas de linhas mal traçadas e outros problemas que já surgiram nesta temporada para a arbitragem brasileira. Segundo o "Globo Esporte, a entidade estuda a possibilidade de engrossar as linhas da tecnologia do VAR e fazer com que os impedimentos sejam mais claros do que atualmente.

A ideia é basicamente seguir o exemplo do Campeonato Inglês, onde já se usa o método. Ainda assim, no momento o caso é apenas estudado e terá a consulta na IFAB (entidade reguladora das regras do futebol) e na FIFA (entidade máxima do futebol) antes de ser passado para dirigentes de clubes e federações. 

Desde o início da temporada europeia do ano passado, a Premier League anunciou que iria engrossar as linhas, e que em casos de ambas se sobreporem, seria considerado gol. É o famoso e antigo caso de "mesma linha", abandonado desde que o árbitro de vídeo prometeu a exatidão da posição dos atletas. 

O presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, não esconde sua insatisfação com os erros claros que têm acontecido durante todo o ano futebolístico no Brasil e pretende tomar medidas. Diversos árbitros, alguns renomados, chegaram a ser suspensos após equívocos grosseiros, sendo alguns em jogos importantes.

Ideia da CBF é seguir exemplo da Premier League
Ideia da CBF é seguir exemplo da Premier League/ Créditos: Getty Images

Enquanto a nova opção para o caso é estudada pela alta cúpula da entidade do futebol brasileiro, o calendário no Brasil segue com o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, além da disputa da Copa Libertadores, torneio continental que ainda tem três clubes nacionais vivos nas semifinais da competição.