Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LENDAS DO FUTEBOL

O dia em que aconteceu o primeiro encontro entre Maradona e Pelé

Os eternos 10 de Argentina e Brasil se conheceram em 1979, no Rio de Janeiro

Redação Publicado em 31/12/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O dia em que aconteceu o primeiro encontro entre Maradona e Pelé - GettyImages
O dia em que aconteceu o primeiro encontro entre Maradona e Pelé - GettyImages

Após a morte de Pelé, o debate sobre quem é o melhor jogador de todos os tempos foi gerado novamente. Apesar de O Rei sempre ter tido um bom relacionamento com Diego Maradona, eles nunca conseguiram dividir um campo, mas se encontraram pela primeira vez em 1979, quando Diego já era a joia da Argentina e o craque brasileiro estava aposentado há dois anos.

Maradona tinha 19 anos e viajou para o Rio de Janeiro, mais precisamente para a casa de Pelé. A essa altura, longe do futebol, o brasileiro já havia conquistado tudo: três Copas do Mundo (Suécia 1985, Chile 1962 e México 1970) e conquistou a América e o Mundial, com o Santos conquistando a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental, ambas duas vezes. Por sua vez, Pelusa jogou pelo Argentinos Juniors e sagrou-se campeão do Mundial Sub 20 em Tóquio.

Pelé recebeu Diego e Jorge Cyterszpiler, seu representante. Nessa época, Maradona viajou após ter enfrentado o Huracán e antes de ser convocado para a seleção argentina. “Quem te deu permissão para ir ao Brasil?”, disse Próspero Consoli, presidente do clube, a Diego, que respondeu:

“A partir deste momento não pertenço mais ao Argentinos Juniors. A partir deste momento pertenço à seleção, e desde terça-feira penso ir treinar e concentrar-me no José C. Paz não tenho problemas”.

O encontro, organizado por Guillermo Blanco, jornalista do El Gráfico, durou quase uma hora devido a compromissos que o astro brasileiro tinha. “Dá uma raiva ter que ir embora. Como eu não imaginava que você viria aqui depois do jogo de ontem, combinei com meu advogado Samir de ir ao Santos para ver uns papéis, entendeu? E agora eu gostaria de ficar para almoçar com você”, comentou Pelé a Maradona.

Nesse encontro, o brasileiro tocou violão, várias fotos foram tiradas entre eles. “Eu sabia que ele era um Deus como jogador; agora ele também é como pessoa. Ele é Pelé por um motivo. Quantas crianças como eu querem vê-lo, tocá-lo, trocar algumas palavras, e eu tive o privilégio de ele até me deu conselhos. Eu vi que o Pelé vinha na minha direção e não acreditei”, disse Maradona após a partida.

*Texto traduzido do site 442, da Perfil Argentina.