Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RANKING DA FIFA

FIFA atualiza ranking de seleções após a Copa do Mundo de 2022

A entidade máxima do futebol, a FIFA, divulgou nesta segunda-feira o novo ranking de seleções após a disputa da Copa do Mundo de 2022

Redação Publicado em 19/12/2022, às 17h41 - Atualizado em 22/12/2022, às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Argentina chegou a segunda colocação do ranking após o título mundial - Getty Images
Argentina chegou a segunda colocação do ranking após o título mundial - Getty Images

A FIFA divulgou nesta segunda-feira, 19, uma atualização do seu ranking de seleções após a disputa da Copa do Mundo de 2022, vencida pela Argentina na final contra a França, que só foi decidida depois de disputa de pênaltis. A nova versão da classificação de seleções manteve a Seleção Brasileira na liderança, porém com mudanças significativas da segunda posição em diante.

A Argentina subiu uma posição e agora ocupa a vice-liderança do ranking, ultrapassando a Bélgica, que sofreu grande queda e está atualmente na quarta colocação, ficando atrás da França também. A Inglaterra fecha o Top-5 entre as seleções mais bem qualificadas no futebol mundial.

A Croácia foi a equipe, das que que hoje ocupam o top-10, que mais subiu na tabela, pulando da 12ª para a sétima posição. Marrocos e Austrália foram as duas seleções com o maior crescimento no ranking, subindo 11 posições cada uma. O destaque vai para Marrocos, que chegou ao 11º lugar e alcançou o posto mais alto já ocupado por uma seleção africana, após o quarto lugar na Copa de 2022.

Esta é a primeira vez desde 2017 que duas seleções sul-americanas ocupam o topo do ranking da FIFA, sendo também as únicas de fora da Europa no top-10. O motivo da Argentina não chegar a liderança da tabela foi por conta do empate na final, sendo que era necessária uma vitória para ultrapassar a Seleção. Confira o top-20 da nova atualização do ranking:

Brasil segue líder do ranking mesmo com a eliminação nas quartas de final (Getty Images)

1º: Brasil
2º: Argentina
3º: França
4º: Bélgica
5º: Inglaterra
6º: Holanda
7º: Croácia
8º: Itália
9º: Portugal
10º: Espanha
11º: Marrocos
12º: Suíça
13º: Estados Unidos
14º: Alemanha
15º: México
16º: Uruguai
17º: Colômbia
18º: Dinamarca
19º: Senegal
20º: Japão

Confira a carta de Messi sobre a Copa do Mundo e Maradona!

"De Grandoli até o Mundial no Qatar passaram quase 30 anos. Foram cerca de três décadas em que a bola me deu muitas alegrias e também algumas tristezas. Sempre tive o sonho de ser Campeão do Mundo e não queria parar de tentar, mesmo sabendo que talvez nunca aconteceria.

Essa Copa que conseguimos é também de todos os que não conseguiram nos Mundiais anteriores que jogamos, como em 2014, no Brasil, onde todos mereciam pela forma como lutaram até a mesma final, trabalharam duro e desejaram tanto quanto eu... E nós merecemos mesmo nessa maldita final.

Messi
Messi dormiu ao lado da taça da Copa do Mundo depois de quase sofrer um grave acidente (Crédito: GettyImages) 

Também é do Diego (Maradona) que torceu pela gente lá do céu. E de todos os que passaram a bancar sempre a Seleção sem olhar tanto para o resultado, mas para o desejo que sempre lhe metíamos, também quando não nos saiam as coisas como queríamos.

E claro que é de todo esse grupo lindo que se formou e do corpo técnico e todas as pessoas da seleção que sendo anônimos trabalham dia e noite para nos facilitar. Muitas vezes o fracasso faz parte do caminho e da aprendizagem, e sem as decepções é impossível que os sucessos cheguem. Muito obrigado de coração! Vamos, Argentina!!!"

Punições para Antonela Roccozzu e Agüero? 

Domingo, dia 18 de dezembro de 2022, foi histórico. A Argentina venceu a Copa do Mundo depois de jogar a grande final contra a França, e os amigos e familiares dos jogadores não conseguiram conter a alegria. Porém, Antonela Roccuzzo e Kun Agüero podem ser punidos.

Isso porque Antonela Roccuzzo e Kun Agüero não podem tocar na taça da Copa do Mundo. Conforme indica o regulamento da FIFA, apenas os campeões mundiais e os presidentes das seleções finalistas podem tocar na taça. Vale destacar que os franceses poderiam ter tocado antes do jogo começar, pois são os últimos campeões a vencer o torneio na Rússia.