Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DUELO DE ÍDOLOS

Confira um comparativo entre Messi e Maradona nos títulos da Argentina

Messi em 2022 e Maradona em 1986 se sagraram campeões com a Argentina da Copa do Mundo, sendo os principais jogadores de suas equipes no torneio

Redação Publicado em 19/12/2022, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Messi conseguiu chegar ao mesmo patamar de Maradona na seleção argentina - Getty Images
Messi conseguiu chegar ao mesmo patamar de Maradona na seleção argentina - Getty Images

Lionel Messi enfim se sagrou campeão mundial com a Argentina e encerrou um jejum de 36 anos dos hermanos sem levantar a taça da Copa do Mundo. O atual camisa 10 sempre viveu com a sombra de Maradona por perto e desde a sua estreia pela seleção, a expectativa era de que pudesse levar o seu país ao lugar mais alto do futebol e fosse um sucessor de ‘Dios’.

A Copa do Mundo de 2022 feita por Messi foi praticamente impecável, com números expressivos e finalmente com uma boa relação com os companheiros e torcida, já que o camisa 10 nunca possuiu uma ligação forte com a seleção até 2021, quando foi campeão da Copa América e parecia que o laço com o seu país se estreitaria cada vez mais. Entretanto, restava o título da Copa para ultrapassar de vez o tamanho de Maradona na Argentina.

Em comparativo dos dois craques argentinos quando foram campeões do mundo com a seleção argentina, fica evidente como os times dependiam dos camisas 10 para funcionarem. Os dois atuaram nos sete jogos da Copa do Mundo, participando de todas as partidas disputadas no torneio.

A campanha de Messi foi mais artilheira em 2022, com sete gols marcados contra cinco de maradona ao longo da competição de 1986. Porém nas assistências, ‘El Pibe’ leva a melhor, possuindo cinco passes para gol contra três de Lionel. No quesito de finalizações, leve superioridade para o craque atual, com 29 chutes de Messi, sendo 18 no gol, contra 22 de Maradona, com 13 no alvo.

Messi conquistou a Copa do Mundo na última vez que vai disputar o torneio (Getty Images)

O que chama a atenção é a disparidade na quantidade de dribles e faltas sofridas, pois Maradona possui larga vantagem, com 53 fintas feitas e 53 faltas, enquanto Messi driblou apenas 15 vezes e sofreu 22 faltas. Isso se deve muito a idade mais avançada de Lionel, somada a nova função no campo, cada vez mais centralizado e não sendo mais um jogador de velocidade como era alguns anos atrás.