Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SÃO PAULO

Do perigo de rebaixamento à liderança: a saga do São Paulo no Paulista

Como tem sido a trajetória do São Paulo de Rogério Ceni da zona do descenso até o topo da tabela no estadual; Choque-Rei é o próximo jogo do tricolor

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 10/03/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
São Paulo em vitória sobre o Água Santa - Rubens Chiri/SaoPauloFC/Flickr
São Paulo em vitória sobre o Água Santa - Rubens Chiri/SaoPauloFC/Flickr

O São Paulo vive uma reviravolta na sua campanha pelo Campeonato Paulista em 2022. O tricolor, atualmente na 1ª posição do Grupo B, chegou a sofrer com o perigo de ser rebaixado para a segunda divisão do estadual. O time de Rogério Ceni passou pelas primeiras três rodadas da competição sem vencer, com duas derrotas e um empate, até vencer o Santo André por 1 a 0.

A permanência de Rogério foi colocada em xeque mais de uma vez no início da temporada, uma vez que o São Paulo teve seu pior começo de campanha no Paulistão em seis décadas. Apesar dos rumores de demissão e dificuldades no vestiário à época, o treinador permaneceu no clube e conseguiu conduzi-lo rumo a um dos melhores aproveitamentos do torneio na atualidade.

CANAL - SPORTBUZZ:

O sistema de rodízio implementado pelo técnico também foi alvo de críticas de parte da torcida. Apesar disso, a experiência rendeu a titularidade ao goleiro Jandrei (que teve boa recepção da comunidade são-paulina) e ofereceu maior destaque a joias da base, como o atacante Marquinhos, que salvou o time nos acréscimos contra o Santo André, quebrando o jejum de vitórias.

Pablo Maia, cria de Cotia e destaque da última Copinha, também esteve entre os testes de Ceni para aprimorar o meio de campo do tricolor e foi bem-sucedido. Sua presença se tornou essencial na ausência de Luan, que foi desfalque em todas as disputas do ano devido a uma lesão grave na coxa. O jogador já voltou a participar dos treinos no CT da Barra Funda, juntamente com Patrick, que também esteve fora dos últimos confrontos.

Calleri no Morumbi
Calleri marca o gol da vitória contra o Corinthians no Paulistão (Créditos: Rubens Chiri/SaoPauloFC/Flickr)

Após o fim da seca de triunfos, o São Paulo acumula impressionantes sete partidas sem perder entre todas as competições que participa na temporada, incluindo vitórias em dois clássicos paulistas contra Santos e Corinthians. O Majestoso, inclusive, foi decidido aos 51 segundos iniciais da partida, com gol de Jonathan Calleri, o único marcado no duelo.

Também com gol de bicicleta diante do Água Santa, o argentino é o grande queridinho da torcida na temporada. Em sua segunda passagem pelo clube, Calleri soma quatro tentos no torneio, sendo o único jogador dentre os quatro grandes times paulistas a atingir o feito. O atacante terá chances de alcançar uma marca inédita contra o Palmeiras e balançar a rede pela primeira vez em sua carreira disputando um Choque-Rei. 

O São Paulo receberá o Palmeiras no estádio do Morumbi, nesta quinta-feira, 10, às 20h30 (horário de Brasília) pela 10ª rodada do Paulistão. Se alcançar a vitória, não só o tricolor mantém a liderança de seu grupo como também iguala o Verdão em pontos e aumenta suas chances de ser a melhor campanha de todo o torneio. O triunfo sobre a esquadra de Abel Ferreira também garante vaga direta nas quartas de final.