Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VISH!

Barcelona, Real Madrid e Juventus podem ser excluídos de competições da Uefa

Uefa abriu um processo disciplina contra Barcelona, Real Madrid e Juventus

Redação Publicado em 25/05/2021, às 18h11 - Atualizado às 19h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Real Madrid, Barcelona e Juventus podem não participar de torneio da Uefa - GettyImages
Real Madrid, Barcelona e Juventus podem não participar de torneio da Uefa - GettyImages

Barcelona, Real Madrid e Juventus encabeçaram a criação da Superliga, um projeto de competição que revoltou o mundo do futebol e durou apenas 72h. Mesmo assim, os três clubes, por mais que tenham abdicado da ideia, ainda não anunciaram o fim do torneio e a Uefaquer a desfiliação imediata do trio em relação ao campeonato. 

Nesta terça-feira, 25, a entidade que organiza o futebol europeu anunciou que abriu um processo disciplinar contra Barcelona, Real Madrid e Juventus devido a criação da Superliga. De acordo com a Uefa, o trio teve um ato de "potencial violação ao quadro jurídico" da organização. 

A entidade chegou a essa conclusão depois que abriu uma investigação em cima dos clubes que iriam participar da Superliga. Dos 12 que haviam adentrado na competição, nove já confirmaram a Uefa que não vão participar mais do torneio, enquanto Real Madrid, Barcelona e Juventus seguem preocupando a organização, mesmo com os bianconeros terem anunciado sua desistência da competição. 

Desta forma, caso o trio não comprove que estão totalmente desfiliados da Superliga, uma pena máxima para Barcelona, Real Madrid e Juventus seria a exclusão das equipes de campeonato organizados pela Uefa. Vale lembrar, que qualquer decisão tomada pela entidade poderá ser contestada pelos clubes no Tribunal Arbitral do Esport, o TAS. 

VEJA QUAIS CLUBES A UEFA ANUNCIOU QUE DEIXARAM A SUPERLIGA!

Pelo que parece, a ideia da Superliga europeia realmente foi por água abaixo. Nesta sexta-feira, 7, a Uefa anunciou que nove dos 12 clubes fundadores da competição desistiram oficialmente de levar o projeto a diante no futuro.
De acordo com a entidade, os clubes são: Arsenal, Chelsea, ManchesterCity, ManchesterUnited, Tottenham, Liverpool, Milan, AtléticodeMadrid e InterdeMilão. Os outros três, Barcelona, RealMadrid e Juventus, estão sujeitos a punições caso não desistam formalmente do projeto, anunciou a Uefa no mesmo comunicado.
No comunicado, que foi enviado à imprensa, a Uefa diz que a renúncia à Superliga permitiu a aprovação de medidas de reintegração dos nove clubes ao organismo máximo do futebol europeu.
Mesmo nenhum deles tenha sido oficialmente banido, todos estavam sujeitos a punições por parte do Comitê Disciplinar da Uefa.
"Estes nove clubes reconhecem e aceitam que o projeto da Superliga foi um erro e pedem desculpas aos torcedores, associações nacionais, ligas nacionais, outros clubes europeus e à Uefa. Eles também reconhecem que o projeto não tinha autorização dos Regulamentos e Estatutos da Uefa", diz um trecho do comunicado.
Com relação aos três que ainda não desistiram do projeto, a Uefa manteve a ameaça de sanções.
"A Uefa se reserva o direito de tomar quaisquer ações que achar apropriadas contra aqueles clubes que tem até agora se recusado a renunciar à assim chamada Superliga. O assunto será levado aos órgãos disciplinares competentes da Uefa", encerra o comunicado.

Criação foi um fracasso

A Superliga Europeia, uma competição que os 12 clubes pretendiam criar como alternativa à Liga dos Campeões, foi anunciada no dia 18 de abril e gerou tantas críticas imediatas, tanto de organizações como Uefa e Fifa quanto de outros clubes e de torcedores dos próprios times fundadores, especialmente os ingleses, que não resistiu a 48 horas do anúncio.
Esse foi o tempo suficiente para os clubes da Inglaterra anunciarem a desistência da ideia, seguidos por outros quatro participantes.
Embora o presidente da Juventus, AndreaAgnelli, tenha dito na época que não acreditava que o projeto teria continuação, o clube de Turim não efetivou oficialmente sua desistência.