Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / ESPECIAL

Danilo Pereira: o meio-campista português com origens na Guiné-Bissau

O SportBuzz conta a história de Danilo Pereira, o meio-campista da Seleção de Portugal que nasceu na Guiné-Bissau; confira o especial para a Copa do Mundo de 2022

Gabriela Santos Publicado em 26/09/2022, às 16h00 - Atualizado às 16h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Danilo Pereira, o meio-campista da seleção portuguesa - GettyImages - SportBuzz
Danilo Pereira, o meio-campista da seleção portuguesa - GettyImages - SportBuzz

Da capital de Guiné-Bissau para a capital de Portugal. Este foi o caminho da infância de Danilo Pereira, o meio-campista português que hoje veste a camisa do Paris Saint-Germain, da França. Chegando ainda pequeno no país europeu, Danilo tem grande base no futebol português e hoje é peça importante na seleção.

Como parte da preparação para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, o SportBuzz elaborou uma série especial para contar as histórias de jogadores das seleções que participarão do Mundial que começa em novembro. O personagem de hoje é o meio-campista Danilo Luís Hélio Pereira, ou apenas Danilo Pereira, da seleção portuguesa.

Nascido no dia 09 de setembro de 1991 em Bissau, capital de Guiné-Bissau, o pequeno Danilo se mudou para Lisboa, em Portugal, junto com a sua família; ele tinha apenas cinco anos. O jovem jogador fez sua formação no futebol nas categorias de base do Estoril e do Benfica, mas foi na Itália que conseguiu a primeira chance profissional.

“Eu só morava com minha mãe, ela era enfermeira. Ela trabalhava muito e eu costumava ficar sozinho, só indo para a escola e jogando futebol, estando com meus amigos. Houve alguns dias difíceis, mas foi bom também , porque eu era apenas uma criança com muitos sonhos”, relembrou Danilo em uma recente entrevista para a Ligue 1 (que rege o Campeonato Francês).

Em 2010, depois que o clube português dispensou Danilo com então 18 anos, ele foi contratado pelo Parma. No mesmo ano o jogador foi emprestado para o Aris Thessaloniki, da Grécia, e se transferiu – também por empréstimo – para o holandês Roda JC Kerkrade após seis meses de experiência.

Depois de passagens por Itália, Grécia e Holanda, Danilo voltou a disputar o campeonato português em 2013, quando foi contratado pelo Marítimo. Destaque na equipe, fez sua estreia na seleção portuguesa dois anos depois, em março de 2015, meses antes de ser negociado com o Porto por 4,5 milhões de euros.

Danilo Pereira, o meio-campista da seleção portuguesa
Danilo Pereira, o meio-campista da seleção portuguesa (Créditos; GettyImages) 

Pelo clube português, se tornou capitão e foi bicampeão nacional, além de conquistar os títulos da Taça de Portugal e da Supertaça. Foram 19 gols marcados em 202 partidas pelo Porto até 2020, ano em que foi transferido por empréstimo para o Paris Saint-Germain.

Incialmente usado como zagueiro pelo então técnico Thomas Tuchel, Danilo Pereira foi um meio-campista defensivo fundamental na equipe de Mauricio Pochettino na última temporada. Antes do contrato por empréstimo se encerrar em junho de 2021, o Paris comprou em definitivo o jogador português.

Além da formação em clubes portugueses, Danilo Pereira também defendeu Portugal nas seleções de base antes de chegar na principal. Em 2019, participou do time sub-18 e nos anos seguintes passou pela sub-19, sub-20 e sub-21. No primeiro time nacional, já são 61 partidas e dois gols marcados. Ele ainda fez parte do elenco campeão da inédita Euro, em 2016.