Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / DESPEDIDA!

Henrique Avancini, maior ciclista do Brasil, anuncia aposentadoria

O ciclista brasileiro Henrique Avancini comunicou que vai se aposentar a um ano das Olimpíadas de Paris 2024; atleta também não participará dos Jogos Pan-Americanos

Henrique Avancini, ciclista brasileiro - Getty Images
Henrique Avancini, ciclista brasileiro - Getty Images

Henrique Avancini, maior ciclista brasileiro, declarou que vai se aposentar faltando menos de um ano para o início das Olimpíadas de Paris. O atleta comunicou a decisão em carta aberta no formato de documentário, nomeado “O Meu Motivo”, que está disponível no YouTube. Na produção, o esportista de Petrópolis elencou algumas razões por trás do caminho escolhido.

“Foi bem difícil ter a coragem para dar esse passo, para tomar essa decisão. Deixo de ser ciclista profissional para ser ciclista amador. Amanhã quero treinar para manter a forma”, pontuou Avancini. O bicampeão mundial fará apenas mais três provas em 2023, apenas para celebrar a sua carreira. O atleta sequer competirá nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

“Tinha muitos motivos para continuar, acabei de ganhar um Mundial na véspera dos Jogos Olímpicos. Mas tô respeitando a decisão que eu senti dentro de mim. Tanto que não compartilhei com família ou patrocinador. Porque é o tipo de decisão que te convencem a deixar de lado muito fácil. Mas respeitei o que eu estava sentindo dentro de mim”, completou.

Além disso, Avancini destacou a sua luta contra a depressão e como ela gerou impacto ao longo de sua carreira. “Nunca tive muito filtro para me expor, sempre fui uma pessoa e um atleta bastante aberto, mas quando eu tive dificuldades mentais, foi algo muito complicado. Eu não conseguia falar isso com ninguém. Passei um período bem longo sem conseguir pedir ajuda. Fui me afundando cada vez mais, até chegar no meu limite”, revelou.

Henrique Avancini, ciclista brasileiro
Henrique Avancini, ciclista brasileiro (Créditos: Getty Images)

“Graças a Deus, eu estou aqui hoje. Ainda é um pouco complicado falar sobre o tema, porque acho que envolve tanta coisa: vida profissional, vida emocional, vida pessoal, além de outras pessoas. É difícil. Hoje eu sou muito grato de ter conseguido superar esse período que foi bastante longo e extremamente pesado e por, hoje, querer estar vivo”, acrescentou.