Ngapeth acusou técnico da Polônia de racismo durante a Liga das Nações de Vôlei - GettyImages
EM INVESTIGAÇÃO!

Vôlei: Ngapeth denuncia ato racista de treinador da Polônia

Durante a Liga das Nações de Vôlei, Ngapeth usou as redes sociais para acusar o técnico da Polônia

Redação Publicado em 24/06/2021, às 15h47

Na reta final da Liga das Nações de Vôlei, uma grave acusação vem tomando conta do noticiário ligado à modalidade. Através das redes sociais, o ponteiro Earvin Ngapeth, da França, acusou o técnico Vital Heynen, da Polônia, de racismo.

No texto publicado em seus stories, Ngapeth deu detalhes sobre a situação. Segundo ele, Vital Heynen teria ofendido alguns seguranças que trabalham na ‘bolha’ montada para a disputa da Liga das Nações.

Além disso, Ngapeth também disparou xingamentos contra o ponteiro Kubiak, da Polônia, que teria proferido xingamentos durante o confronto contra a França. Porém, a acusação de racismo foi feita apenas contra Vital Heynen.

“Vital Heynen usou o termo “navio negreiro” para descrever as pessoas de cor (que cuidam de sua segurança na bolha sanitária). É claramente racismo. Há testemunhas. Para não falar dos diversos insultos do Sr. Kubiak (filho da p…) durante o jogo da noite passada. Obrigado por mostrar ao mundo que tipo de pessoa faz parte do nosso mundo”, escreveu Ngapeth.

Ngapeth acusou técnico da Polônia de racismo (Crédito: Reprodução / Instagram)

 

RESPOSTA DE VITAL HEYNEN!

Através das redes sociais, Vital Heynen logo se pronunciou sobre a acusação de racismo feita por Ngapeth. Segundo ele, o episódio não aconteceu em nenhum momento. Além disso, o treinador da Polônia fez questão de pregar o respeito para todas as pessoas.

Dessa vez, quero reagir a coisas escritas na internet. Nunca fiz nenhum insulto racista a ninguém em toda a minha vida. Pelo contrário, acredito fortemente na igualdade de todas as pessoas, independentemente da cor da pele, religião ou origem. Obrigado”, publicou Vital Heynen.

For one time, I want to react on things written on the internet.
I never made any racist insults to anyone in my whole life. On the opposite, I believe strongly in the equality of all people without regard to skin color, religion or origin.

Thank you.

— Vital Heynen (@vitalheynen) June 24, 2021

RESPOSTA DA FIVB!

Logo após tomar ciência do caso, a Federação Internacional de Vôlei divulgou nota oficial e afirmou que vai investigar as acusações feitas por Ngapeth contra Vital Heynen. 

A FIVB tem conhecimento de comentários feitos nas redes sociais por um jogador da seleção masculina de vôlei (Ngapeth). A FIVB está investigando alegações de comportamento discriminatório. Se for constatado que há violação do Regulamento Disciplinar da FIVB, o caso será encaminhado ao Painel Disciplinar. Nenhum outro comentário será feito sobre este assunto até que a situação seja investigada e, se aplicável, o processo disciplinar concluído”, escreveu a FIVB.


Vôlei Vital Heynen França Ngapeth liga das nações Polônia

Leia também

Sesi-Bauru bate Campinas na decisão e conquista bicampeonato da Superliga


Vôlei: Após convocação de Bernardinho, Douglas Souza recusa Seleção


Morre Helcio Nunan Macedo, ex-treinador e jogador da seleção brasileira


Bernardinho volta ao comando da seleção masculina de vôlei


De cancelada a uma das favoritas de 'A Fazenda': a trajetória de Márcia Fu


Há 3 meses no Japão, Rosamaria Montibeller é destaque entre as jogadoras japonesas