Fluminense está de volta à Libertadores - GettyImages
ESPECIAL!

Relembre a última participação do Fluminense na Libertadores!

Após oito anos, a equipe carioca retornou ao torneio sul-americano

Redação Publicado em 11/03/2021, às 17h30

Após realizar grande campanha na temporada do futebol brasileiro, o Fluminense garantiu vaga na Libertadores ao terminar o Brasileirão no quinto lugar. Apesar da colocação render uma vaga na fase preliminar da competição, o clube entra diretamente na fase de grupos.

Favorecido pelos títulos do Palmeiras na Libertadores e na Copa do Brasil, o Tricolor das Laranjeiras herdou a vaga do clube paulista e garantiu vaga na fase de grupos. Com isso, a equipe apenas aguarda o sorteio para conhecer seus adversários.

Show Player

Além da ótima temporada e da vaga no torneio sul-americano, o Fluminense tem motivos de sobra para comemorar. Isso porque a equipe não se classificava para a Libertadores desde o ano de 2013. Ou seja, já eram oito anos de jejum.

Pensando nisso, o SportBuzz decidiu dar a volta no tempo e relembrar a última participação do Fluminense na Libertadores. Com grande elenco, a equipe não conseguiu avançar muito na competição. Confira!

Remanescente de 2013, Fred permanece no grupo do Fluminense para a Libertadores (Crédito: GettyImages)

 

FASE DE GRUPOS

Por ter sido o campeão brasileiro no ano de 2012, o Fluminense garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores. No pote oito, a equipe teve como adversários o Grêmio, o Caracas, da Venezuela, e o Huachipato, do Chile.

Logo na estreia, o Tricolor das Laranjeiras venceu o Caracas, fora de casa, pelo placar de 1 a 0. Na segunda rodada, a equipe encarou o Grêmio e perdeu por 3 a 0 em pleno no estádio Nilton Santos. Para fechar o primeiro turno, o Fluminense superou o Huachipato por 2 a 1.

Grêmio foi um dos adversários do Fluminense na Libertadores de 2013 (Crédito: GettyImages)

 

No segundo turno, o Fluminense empatou por 0 a 0, dentro de casa, contra o Huachipato. Na revanche contra o Grêmio, mais um empate sem gols. Para fechar, o time carioca ainda superou o Caracas por 1 a 0.

Com todos esses resultados, o Tricolor terminou a fase de grupos com a primeira posição do pote ao somar 11 pontos em seis partidas. Em segundo lugar, o Grêmio também avançou para a próxima fase.

OITAVAS E QUARTAS DE FINAL

Nas oitavas de final, o Fluminense encarou o Emelec, do Equador, em jogos de ida e volta. No primeiro jogo, a equipe viajou para enfrentar o rival e saiu derrotado com o placar de 2 a 1. Contudo, a volta foi bem melhor e os cariocas venceram por 2 a 0 para avançar de fase.

Grêmio foi um dos adversários do Fluminense na Libertadores de 2013 (Crédito: GettyImages)

 

Já nas quartas de final, o Tricolor das Laranjeiras encarou o Olimpia, do Paraguai. Também em jogos de ida e volta, a equipe empatou por 0 a 0 em solo brasileiro. Assim, a vida ficou mais difícil. Fora de casa, o Fluminense foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado da Libertadores.

ESCALAÇÃO BASE

Diego Cavalieri, Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rhayner, Fred e Wellington Nem. Treinador: Abel Braga.

No elenco, o Fluminense ainda tinha Thiago Neves, Rafael Sóbis, Diguinho, entre outros.


Abel Braga Olimpia Fluminense Fred Libertadores

Leia também

Suspenso por apostas esportivas, Sandro Tonali leva novo gancho


Pablo Maia, do São Paulo, faz promessa após cirurgia: “Logo estou...”


Novo titular, Carlos Miguel agradece Cássio: "Aprendi muito"


Luis Enrique desabafa após derrota do PSG para o Borussia Dortmund


Bruno Lazaroni analisa virada do Corinthians contra o América-RN


Borussia Dortmund sonha com retorno de Klopp, segundo jornal