Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CORONAVÍRUS

Botafogo, Fluminense e Vasco emitem comunicados contra a volta de público aos estádios

Clubes cariocas se manifestam de forma contrária ao retorno de torcedores em meio à pandemia de coronavírus

Redação Publicado em 06/03/2021, às 16h22 - Atualizado às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maracanã, um dos principais estádios do Rio de Janeiro - GettyImages
Maracanã, um dos principais estádios do Rio de Janeiro - GettyImages

Botafogo, Fluminense e Vasco emitiram comunicados na tarde deste sábado, 6, e se manifestaram contra a retomada de público aos estádios em meio à pandemia de coronavírus, que tem se agravado no Brasil.

Na última quinta-feira, 4, o país registrou o recorde de 1.840 mortes em 24 horas. Desde o início da pandemia, o Rio de Janeiro teve 33 mil vítimas da Covid-19.

Os três times divulgaram as notas oficiais por meio de seus canais de comunicação. O Flamengo e a Ferj ainda não se posicionaram.

O Botafogo disse que discutir a volta de torcida nas arquibancadas neste momento foi uma surpresa. O Flu citou a discussão da paralisação do futebol. O Vasco, primeiro time a se pronunciar, reafirmou ser contra o retorno de públicos aos estádios.

Na última sexta-feira, 5, a Ferj se reuniu com representantes dos departamentos médicos dos clubes para avaliar a estreia do Campeonato Carioca, além das medidas de segurança contra a pandemia de coronavírus.

No encontro, foi colocado em pauta a possibilidade do retorno gradual da torcida, com os clubes levando um número limitado de convidados, no chamado “teste de disciplina”. De acordo com o site Globo Esporte, os convidados não poderiam transferir seus ingressos e, de preferência, deveriam estar com o IgG alto e fora do grupo de risco.

Veja todos os comunicados na íntegra:

BOTAFOGO

“O Botafogo de Futebol e Regatas reafirma o seu posicionamento de contrariedade ao retorno de torcedores aos estádios de futebol e reitera a sua postura publicamente conhecida desde o início da proliferação da COVID-19.

Não por acaso, um dos pontos estratégicos de vacinação do Rio de Janeiro é o Estádio Nilton Santos, onde o Botafogo cumpre o seu dever social oferecendo as instalações à Secretaria Municipal de Saúde na campanha de imunização. O Nilton Santos é pioneiro em adotar protocolos específicos de segurança, ressaltando a importância dos métodos de prevenção.

No atual estágio da pandemia, caracterizada por uma crise sanitária permanente e no contexto de recorde diários de mortes, com perspectivas sólidas de piora no cenário, surpreende que o tema tenha novamente retornado à baila.

O Presidente Durcesio Mello, em contato com a CBF e a FERJ, manifestou, novamente, a sua preocupação com o nível da crise sanitária e externou a importância dos máximos cuidados para preservar a comunidade de atletas, comissão técnica, funcionários e familiares diretamente impactados pelas atividades envolvendo a prática esportiva.

O Botafogo aproveita para enviar uma mensagem pública para que todos reforcem os cuidados com a saúde e intensifiquem os hábitos de prevenção conforme orientado pelos órgãos competentes. Embora a vacinação esteja em curso, ainda há uma longa travessia a ser percorrida e que depende da conscientização e empenho de todos.”

FLUMINENSE

“O Fluminense Football Club é contrário ao retorno do público aos estádios. A nota publicada pelo Globo induz a erro ao afirmar que os clubes concordaram em avaliar essa possibilidade, pois sequer foram convocados para uma reunião sobre o assunto. Soa como uma tentativa de dar destaque a um assunto que, para o Fluminense, está fora de discussão, neste momento. A referida reunião de sexta-feira tinha por objetivo tão somente a avaliação da operação da primeira rodada do Campeonato Carioca.

Sobre o suposto teste com convidados, o Fluminense esclarece que não utilizou e tampouco utilizará ingressos, convites ou credenciais cuja finalidade seja teste de público.

No momento em que se discute a interrupção do futebol em todo o país; que as preocupações com a nova cepa do vírus são crescentes; em que aumenta a mortalidade e a ocupação hospitalar, não há o menor sentido nesta discussão. Sequer que se inicie.”

VASCO

“O Club de Regatas Vasco da Gama comunica seu posicionamento quanto às questões relativas ao retorno de público aos estádios em partidas de futebol, conforme noticiado na imprensa nas últimas horas.

O Vasco da Gama entende que o retorno de torcedores aos estádios é uma discussão prematura visto o recrudescimento da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O presidente Jorge Salgado e sua diretoria administrativa já comunicaram tal posição à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), além dos clubes que por ela são representados, e reitera a vontade do CRVG em restringir o acesso somente aos profissionais credenciados, conforme protocolo já adotado durante o Campeonato Carioca 2021.

O Vasco reforça ainda que defende a continuidade da competição estadual, haja visto que o Rio de Janeiro é um estado territorialmente pequeno, e que os deslocamentos da delegação cruzmaltina, e das demais equipes, não envolvem transporte aéreo ou uma logística de grande complexidade.

O Clube reitera ainda ser favorável ao reforço do protocolo sanitário rígido adotado pela competição, com testagens periódicas para a Covid-19, uso de máscaras faciais, álcool gel e distanciamento social nas áreas de competições, conforme determina o Ministério da Saúde.

Portanto, o Vasco da Gama é veementemente contra o retorno de público aos estádios de futebol no atual momento de crise sanitária do país.”