Sportbuzz

Abel Braga (Treinador de Futebol)

Abel Braga
Abel Braga - GettyImages
Nome CompletoAbel Carlos da Silva Braga
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento01/09/1952
69 anos, 8 meses
Local NascimentoRio de Janeiro
Facebook Oficial Abel Braga
Instagram Oficial Abel Braga
Wikipedia Abel Braga

Nascido no dia 1° de setembro de 1952, Abel Carlos da Silva Braga é um dos treinadores de futebol mais vitoriosos da atualidade. Coleciona títulos em todas as equipes que comandou, entre eles, o Mundial de Clubes com o Internacional, em 2006. Com trabalhos nos quatro grandes do Rio de Janeiro, foi no Fluminense que o treinador adquiriu maior identificação com a torcida, além de ter sido Campeão Brasileiro com o Tricolor, em 2012.

Natural do Rio de Janeiro, Abel iniciou sua trajetória como jogador de futebol no próprio Fluminense. O momento de destaque na carreira do ex-atleta foi a ida para o Paris Saint-Germain, em 1979. O defensor conquistou oito títulos como jogador atuando nas Laranjeiras e no Vasco da Gama.

A carreira de treinador teve início na modesta equipe do Goytacaz, onde também encerrou sua carreira como atleta. Após passagens por Vitória e Botafogo, o técnico foi contratado pelo Santa Cruz, clube em que conquistou seu 1° título fora das quatro linhas. Nos anos seguintes, conseguiu ser campeão nos times em que trabalhou, porém, foram conquistas não tão expressivas.

Mas foi no Internacional que Abel triunfou de maneira espetacular. No ano de 2006, venceu a Libertadores da América e, no final da temporada, levou o troféu de Campeão do Mundo para Porto Alegre. Essa conquista teve um gostinho mais especial. Os colorados derrotaram o poderoso Barcelona de Ronaldinho Gaúcho na decisão.

Após essa importante conquista, Abel se aventurou no mundo árabe. Comandou a equipe do Al-Jazira e, no retorno ao Brasil, voltou a trabalhar no Inter e no Fluminense, mas sem o mesmo sucesso das outras passagens. Neste ano, foi contratado para comandar a poderosa equipe do Flamengo. Porém, o trabalho não fluiu e Abel pediu demissão em maio. 

Depois de ser contratado pelo Cruzeiro para salvar o time mineiro do rebaixamento, Abel não conseguiu retomar o bom futebol da equipe e acabou pedindo demissão do clube faltando apenas três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro.

O período longe dos gramados durou pouco e o treinador foi anunciado pelo Vasco para comandar a equipe na temporada 2020 do futebol brasileiro. Porém, os resultados não vieram e Abel foi demitido ainda no início do ano.

No mesmo ano, Abel Braga foi convidado para treinar o Internacional após a saída de Eduardo Coudet. Com grande identificação na equipe, o treinador alcançou o vice-campeonato do Brasileirão de 2020 e deixou o Colorado após a disputa do torneio. Depois de pouco mais de um ano inativo, em 2022 o treinador voltou a comandar o Fluminense.

Sobre a vida pessoal, Abel Braga sofreu um grande baque com o falecimento de seu filho mais novo, João Pedro, em 2017. Com o apoio de sua esposa Cláudia Braga e de seu filho mais velho, Fábio Braga, o treinador segue em frente e busca forças para seguir triunfando e sorrindo no futebol.


Artigos relacionados a Abel Braga

Abel Braga desabafou sobre a saída do Fluminense e surpreendeu - GettyImages
Torcida do Fluminense discute a contratação de uma substituto para Abel Braga - Mailson Santana/Fluminense
Internacional se recuperou no Brasileirão - GettyImages
Fluminense x Internacional no Brasileirão - GettyImages
Abel Braga desabafou sobre o árbitro da partida entre Fluminense e Junior Barranquilla - Mailson Santana/Fluminense
Abel Braga abriu o jogo sobre o seu futuro no Fluminense e em relação a vitória contra o Flamengo - Mailson Santana/Fluminense
Fluminense está pronto para a grande final - MAILSON SANTANA / FLUMINENSE F.C / Flickr
Abel Braga, técnico do Fluminense, prepara uma grande surpresa para o Flamengo - Mailson Santana/Fluminense
Fluminense tem elenco cobrado por Abel Braga após classificação - Mailson Santana/Fluminense FC/Flickr
Fluminense está na decisão do estadual - MAILSON SANTANA / FLUMINENSE F.C / Flickr
Fluminense decepcionou, mas venceu - MAILSON SANTANA / FLUMINENSE F.C / Flickr
Fluminense está eliminado na Libertadores - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C / Flickr
Fluminense não vai disputar a fase de grupos da Libertadores - GettyImages
Saiba todos os detalhes das semifinais do Campeonato Carioca de 2022 - Mailson Santana/ Gilvan de Souza/ Rafael Ribeiro/ Vitor Silva
Treinador do Olimpia projeta jogo de volta contra o Fluminense - Getty Images
Torcida do Fluminense recebe elogios de Abel Braga - Flickr - Lucas Merçon/Fluminense FC
Abel Braga se declara ao Fluminense - Flickr - Fluminense FC/Mailson Santana
Fluminense atropela Resende e se garante na liderança da fase de grupos - Flickr - Fluminense FC/Mailson Santana
Abel Braga quer vencer o Millionarios na Libertadores e repetir a atuação contra o Vasco no Carioca - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C. / FLICKR
Fluminense venceu na Libertadores, mas Abel Braga deu um puxão de orelha no seu elenco - Mailson Santana/Fluminense