Estado do Rio de Janeiro aprova "Lei Vini Jr" - Getty Images
PROMISSOR!

Estado do Rio de Janeiro aprova "Lei Vini Jr"

Após sofrer com diversos casos de racismo na Espanha, Vinícius Júnior ganha nome de lei para proteger possíveis crimes em meio a partidas oficiais

Pedro Moralez Publicado em 06/06/2023, às 20h06

Passando alguns dias de férias no Brasil, o jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior tem um bom motivo para comemorar nesta terça-feira, 7. Isso porque o projeto de lei que prevê interrupção, e até término de uma partida de futebol foi aprovado no Rio de Janeiro, e depende somente da sanção do governador Cláudio Castro.

O projeto de lei 1.112/23, está sendo chamado de Vini Jr após diversos casos de racismo sofridos pelo jogador durante partidas em que jogava na Espanha. O projeto é de autoria do deputado Prof. Josemar (Psol), e foi aprovado por unanimidade. Além do que já foi citado, a nova lei também prevê um protocolo de condução às denúncias e proteção às vítimas. 

"Temos de uma vez por todas que extirpar este câncer que é o racismo, especialmente no meio esportivo. Essa lei vai no sentido de combater o racismo e criarmos uma sociedade igualitária. A Alerj é a primeira casa legislativa que aprova um PL com este teor no país", afirmou o autor do projeto.

Além da nova lei, Vinícius também irá receber a Medalha Tiradentes, que é a maior honraria da Alerj, e o ato foi proposto pela deputada Verônica Lima (PT). Como citado anteriormente, o jogador brasileiro passa férias no país, e esteve no Maracanã na última segunda-feira, 5, para ver Vasco e Flamengo, e receber homenagens de ambos os times.

Vini Jr respondendo a xingamentos durante jogo na Espanha / Créditos: Getty Images

 

Entenda a criação da "Lei Vini Jr":

Convivendo com diversos casos de racismo desde sua chegada à Espanha, onde joga no Real Madrid, Vinícius Júnior não se deixou calar, e viu a situação se tornar maior ainda nas últimas semanas. Isso porque ele identificou um torcedor rival o xingando e pediu que a partida não fosse retomada após o caso. Ao contrário, o árbitro autorizou o reinício da partida, que terminou com expulsão do brasileiro nos minutos finais.


 

Vinícius Júnior Rio de Janeiro Lei Vini Jr Vini Jr

Leia também

Fluminense vence Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores


Fora de casa, Botafogo vence e se garante nas oitavas da Libertadores


Cuca, treinador do Athletico, concorda com a paralisação do Brasileirão


Apresentado no Vitória, Carpini fala sobre o São Paulo: “Amadureci em...”


Dos bordões ao videogame: a influência de Silvio Luiz


Relembre momentos icônicos da carreira de Antero Greco