Tâmaras são fonte de carboidrato, muito usadas por corredores de montanha para substituir os géis. -
nutrição

Alimentos do bem

Incluir alimentos saudáveis e funcionais na dieta de quem pratica corrida é imprescindível. As frutas na forma natural ou secas, além de serem deliciosas, podem trazer inúmeros benefícios.

Redação Sportbuzz Corrida Publicado em 05/10/2023, às 15h21

Alguns alimentos do bem trazem benefícios para a pele, corpo, cabelos e até mesmo para as unhas, desde que consumidas na quantidade certa. Consultamos a nutróloga e fisiatra, Sylvana Braga, autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona”, que nos orientou sobre benefícios e propriedades de algumas frutas e sementes:

Damasco: rico em carotenoides e em vitamina A e E. É ótimo para manter a pele macia. Ideal até cinco unidades.
Ameixa: rica em pectina, uma fibra que diminui o risco do câncer de cólon e, em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Age como laxante, antiviral e antibacteriana. Ajuda na prisão de ventre. Ideal até duas unidades.
Ameixa seca: rica em sorbitol (adoçante natural) e aspirina natural. Evita as cólicas intestinais, mas em excesso pode dar espasmo de cólon. Ideal até três unidades.
Uva: rica em antioxidantes e anticancerígenos. A uva preta possui alto teor de quercetina (antioxidante). A casca da uva tem resveratrol que inibe o agrupamento de plaquetas. A semente de uva aumenta o HDL, o bom colesterol. A uva verde é antibacteriana e antiviral. Rica em potássio. Ótimo para melhorar a circulação das pernas. O ideal é um cacho de cada.
Nozes: anticancerígena e protetora do coração. É rica em ácido oléico (semelhante ao azeite de oliva), ácido elágico (antioxidante) e em ômega 3. Regula a insulina e o açúcar do sangue. Bom para estimular a memória. Ideal até cinco unidades.
Pêssego: rico em vitamina A, K, E, B e potássio. Evita o edema das pernas. Ideal até duas unidades.
Tâmara: fonte de carboidrato, pode auxiliar na prevenção de câncer, principalmente de pâncreas. Indicada para regular o intestino. O ideal são duas unidades.
Avelã: rica em vitamina E e B6, magnésio, cobre, ácido fólico e fósforo. Ótimo para a fertilidade. O ideal são quatro unidades.
Amêndoas: ricas em vitamina B2, K e E. Ajuda a combater o envelhecimento em geral. O ideal são cinco unidades.
Castanha do Pará: composta por selênio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, fibra de zinco, cálcio, vitamina B1 e B6. É adequada para quem tem unhas fracas. O ideal são quatro unidades.
Castanha de caju: rica em vitamina E e B6, sódio, fósforo, ferro, cobre e zinco. Perfeito para quem sofre com a queda de cabelos. O ideal são cinco unidades.

 

Veja também:

 

 

 

Mais sobre nutrição esportiva:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

alimentação saudável Nutrição Esportiva para que serve ameixa

Leia também

Melhores de 2023: confira os resultados


Treino e foco: aprenda a correr melhor


Qual a melhor proteína para um corredor?


Como observar os outros pode te ajudar a correr melhor


Superalimentos? Saiba os benefícios de brócolis, lentilha e beterraba


Asics distribui brindes na nova pop-up Novablast™ 4 Energy Store