Sportbuzz

Thiago Braz (Atleta do Salto com Vara)

Thiago Braz
Thiago Braz - GettyImages
Nome CompletoThiago Braz da Silva
Como/pelo que é mais conhecidoAtleta do Salto com Vara
Data Nascimento16/12/1993
27 anos, 10 meses
Local NascimentoMarília, São Paulo
Facebook Oficial Thiago Braz
Twitter Oficial Thiago Braz
Instagram Oficial Thiago Braz
Wikipedia Thiago Braz

Nascido no dia 16 de dezembro de 1993, Thiago Braz da Silva é um atleta brasileiro especializado no salto com vara. É um dos nove competidores que saltaram acima dos seis metros de altura e, por isso, é o atual recordista olímpico. Thiago vem se destacando muito por seus resultados recentes e é uma das esperanças de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Natural de Marília, São Paulo, o início do atleta aconteceu aos 14 anos de idade, quando passou a treinar o esporte em sua cidade natal. Meses depois, mudou-se para Bragança Paulista, e já foi campeão do Campeonato Brasileiro de Menores e do Juvenil, além do Estadual de Menores e o Estadual Juvenil.

Logo em sua primeira competição internacional, Braz levou a medalha de bronze para casa no Campeonato Sul-Americano Juvenil no ano de 2009. No mesmo ano, foi campeão brasileiro juvenil. Na temporada seguinte, o brasileiro foi contratado por um Clube de Atletismo de São Paulo. Antes de ser contratado, Braz dependia do apoio financeiro da campeã mundial da modalidade Fabiana Murer.

Como consequência do apoio do clube, Thiago teve seu melhor resultado internacional no ano de 2010. Foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude realizado em Singapura. Já em 2011, aos 17 anos, foi vice-campeão do Troféu Brasil de Atletismo.

Dois anos mais tarde, Thiago conquistou a medalha de ouro no meeting de Leverkusen, na Alemanha, derrotando o campeão mundial Raphael Holzdeppe. No entanto, o auge mesmo estava guardado para o ano de 2016. Antes da disputa olímpica, Braz havia derrotado o campeão e recordista mundial Renaud Lavillenie em torneio realizado em Berlim, na Alemanha.

Já na disputa das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o desempenho foi espetacular e o apoio incondicional da torcida brasileira presente no Nilton Santos gerou reclamações do francês Lavillenie, principal rival do atleta brasileiro na competição do salto com vara. A disputa final ficou entre os dois competidores e a pressão dos fãs parece ter ajudado Thiago.

Na última tentativa de Lavillenie, o público vaiou muito o francês, que não conseguiu superar a marcar de Thiago. Assim, Thiago conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica na carreira e se tornou o primeiro campeão olímpico do atletismo masculino brasileiro desde Joaquim Cruz em Los Angeles 1984.

Em relação a sua vida pessoal, Thiago Braz é casado com Ana Paula Oliveira desde 2014. A história de superação do atleta começou logo cedo, quando Thiago foi abandonado por seus pais com apenas dois anos de idade, sendo criado por seus avós paternos.


Artigos relacionados a Thiago Braz