Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Ivan Rakitic (Jogador de Futebol)

Ivan Rakitic
Ivan Rakitic - GettyImages
Nome CompletoIvan Rakitic
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento10/03/1988
32 anos, 6 meses
Local NascimentoRheinfelden, Suíça
Facebook Oficial Ivan Rakitic
Twitter Oficial Ivan Rakitic
Instagram Oficial Ivan Rakitic
Wikipedia Ivan Rakitic

Ivan Rakitic é um dos jogadores mais importantes da Croácia na atualidade e é meio-campista do Barcelona, onde conquistou inúmeros títulos na carreira. Nascido no dia 10 de março de 1988, o atleta iniciou sua trajetória no Basel, da Suíça, no ano de 1995, ainda nas categorias de base. Porém, a chegada ao profissional aconteceu 10 anos mais tarde e a permanência na equipe durou apenas dois anos.

Já em 2007, a carreira do croata teve um avanço significativo com a ida para o Schalke 04. Em uma liga mais disputada, o jogador pôde desempenhar melhor seu papel dentro de campo e o rendimento na equipe alemã despertou o interesse de clubes de outros países da Europa. Por lá, disputou 135 jogos e marcou 16 gols.

Depois de quatro anos no time alemão, Rakitic foi contratado pelo Sevilla, da Espanha. A identificação com o clube foi imediata e o meia demonstrava ter um grande potencial para apresentar. Com as ótimas atuações, virou capitão da equipe e um dos principais ídolos dos torcedores. Foi no Sevilla que Ivan conquistou seu primeiro troféu. Venceu a Liga Europa na temporada 2013-2014.

No entanto, o período de maior glória na carreira do croata aconteceu no Barcelona. Contratado em 2014, o jogador assinou um contrato de cinco anos e se tornou um dos principais atletas do mundo na posição. Ao lado de Busquets e Iniesta, Rakitic teve grande importância nas diversas conquistas do clube catalão.

Vencedor de 16 títulos, o mais importante foi a Champions League na temporada 2014-2015. Após o grande desempenho na competição, foi um dos 23 indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo. Pelo time da Catalunha, disputou 285 partidas e anotou 35 gols. Entretanto, toda relação duradoura acaba se desgastando.

Com a chegada de De Jong ao Barcelona no ano de 2019, Rakitic perdeu espaço e não foi mais utilizado pelo treinador Ernesto Valverde. O jogador manifestou sua insatisfação publicamente e permaneceu no banco de reservas do clube culé.

Natural de Rheinfelden, na Suíça, o meia teve que escolher por qual seleção gostaria de atuar. Nos times de base, Rakitic atuou pela equipe de seu país natal, mas Slaven Bilić, então treinador da Croácia, convenceu o jogador a representar o país no ano de 2007. Tal decisão fez com que a família de Ivan sofresse represálias por conta da escolha do meio-campista.

Pela seleção croata, Ivan ainda não conquistou nenhum título, mas é uma das grandes referências da geração ao lado de Luka Modrić. Os dois jogadores foram fundamentais para a chegada da Croácia à final da Copa do Mundo da Rússia de 2018. O tão sonhado troféu acabou ficando com a França após decisão muito disputada entre as equipes.

A vida pessoal de Rakitic é muito tranquila. Casado com Raquel Mauri desde 2013, o jogador tem duas filhas: Althea e Adara.


Artigos relacionados a Ivan Rakitic