Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Didier Deschamps (Treinador de Futebol)

Didier Deschamps
Didier Deschamps - Getty Images
Nome CompletoDidier Claude Deschamps
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento15/10/1968
51 anos, 11 meses
Local NascimentoBaiona, França
Wikipedia Didier Deschamps

Didier Deschamps nasceu em Baiona, sul da França, no dia 15 de outubro de 1968. Começou a carreira como zagueiro no Nantes, em 1985, onde ficou até 1989 e foi contratado pelo Olympique de Marseille. Foi campeão do Campeonato Francês no seu ano de estreia. 

No início dos anos 90, foi emprestado ao Bordeaux, mas ficou por apenas uma temporada e depois voltou para o Olympique de Marseille. Venceu o Campeonato Francês com a equipe mais uma vez, em 1992, e no ano seguinte foi campeão da Champions League. O Olympique de Marseille é o único clube francês a ser campeão da competição até os dias de hoje.

Devido à sua grande fase, foi contratado pela Juventus em 1994. Nos seus cinco anos jogando pela Velha Senhora, se tornou ídolo dos torcedores pela conquista de oito títulos. Venceu a Supercopa Europeia, a Copa Intercontinental e a Champions League em 1996 e bicampeão do Campeonato Italiano em 1997 e 1998.

Ao terminar sua jornada na Juventus, jogou no Chelsea por apenas uma temporada e foi campeão da Copa da Inglaterra em 2000. Finalizou a carreira no Valencia, em 2001, ano em que a equipe foi vice-campeã da Champions League.

Em 1989 foi convocado pela primeira vez para vestir a camisa da Seleção Francesa. Como capitão da equipe, venceu a Copa do Mundo de 1998 e da Eurocopa em 2000.

Em 2001, iniciou suas atividades como técnico pelo clube francês Monaco. Treinou a equipe por quatro anos, e em 2003 foi campeão da Copa da Liga Francesa. No ano seguinte, chegou à final da Champions League, mas perdeu para o Porto, de José Mourinho.

Fabio Capello, então treinador da Juventus, renunciou o cargo após o rebaixamento do time italiano, e em 2006, Deschamps assumiu o comando da equipe. Em sua única temporada no clube, venceu a Série B do Campeonato Italiano.

Voltou ao Olympique de Marseille em 2009, mas desta vez como técnico da equipe. Venceu o Campeonato Francês e a Copa da França em 2010, este último vencendo no ano seguinte também. Foi campeão da Copa da Liga Francesa por três anos consecutivos.

Em julho de 2012, foi anunciado como técnico da Seleção Francesa. Na sua primeira Copa do Mundo, no ano de 2014, chegou às quartas de final, mas foi eliminada pela Alemanha. Em 2016, a França sediou a Eurocopa e a seleção chegou à final da competição, entretanto perdeu para Portugal.

Na Copa do Mundo de 2018, triunfou ao vencer a competição, se tornando um dos três técnicos a serem campeões como jogadores e treinadores, junto com Zagallo e Franz Beckenbauer.

Deschamps é casado com Claude Antoinette desde 1989 e o casal tem um filho: Dylan.


Artigos relacionados a Didier Deschamps