Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / NOVO GOVERNO

Medalhista olímpica, Ana Moser será a nova ministra do Esporte

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser foi anunciada como ministra do Esporte na gestão do próximo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Redação Publicado em 29/12/2022, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Moser, ex-jogadora de vôlei, assumirá como ministra do Esporte - Reprodução/Instagram
Ana Moser, ex-jogadora de vôlei, assumirá como ministra do Esporte - Reprodução/Instagram

Ana Moser fará história como a primeira mulher a comandar o Ministério do Esporte, feito que será consolidado na próxima gestão presidencial. No mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, com início no dia 1º de janeiro, a pasta será recriada após (no governo Bolsonaro) ter sido subordinada ao Ministério da Cidadania.

 A ex-jogadora, que participou do grupo de transição do esporte do presidente Lula, é uma das cabeças por trás da direção da “Atletas pelo Brasil”, organização que visa melhorias em modalidades esportivas e o progresso social do país sul-americano; o projeto foi uma iniciativa tanto de atletas em atividade como de aposentados.

Além disso, Moser foi responsável pela criação do Instituto Esporte & Educação (IEE), em 2001, a qual já contemplou 6 milhões de crianças e jovens e integrou 55 mil profissionais educadores no Brasil. Após a apuração completa das urnas no segundo turno, a ex-atleta publicou um vídeo demonstrando alívio e pedindo uma “reconstrução nacional” a nível coletivo.

Em sua carreira, estreou pelo time principal nas Olimpíadas de 1988, na edição realizada em solo sul-coreano. Posteriormente, Ana foi convocada mais uma vez para integrar o elenco em 1992, na Espanha. A medalha de bronze da ex-jogadora, contudo, só foi conquistada em 1996, nos Estados Unidos, contra a Rússia (3 sets a 2).

Ana Moser como jogadora, em 1994
Ana Moser como jogadora, em 1994 (Créditos: Getty Images)

Considerada uma das maiores atacantes na história do vôlei brasileiro, Moser nasceu em Blumenau, no Estado de Santa Catarina. Suas principais características em quadra eram marcadas pela grande ofensividade e força física. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta (quando foi medalhista), chegou a cravar um saque impressionante de 106 km/h.