Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / LUTO

Família e amigos se despedem de Isabel Salgado

Ícone do vôlei brasileiro, Isabel Salgado é velada por família e amigos no Rio de Janeiro; cerimônia de cremação está marcada para esta tarde

Redação Publicado em 17/11/2022, às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família e amigos se despedem de Isabel Salgado - Instagram
Família e amigos se despedem de Isabel Salgado - Instagram

Familiares e amigos se despediram de Isabel Salgado na manhã desta quinta-feira, 17. A Isabel do Vôlei morreu na última quarta-feira, em São Paulo, aos 62 anos de idade, e chocou o mundo do esporte. O corpo da ex-jogadora foi velado no Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro.

Os filhos de Isabel, Pedro Solberg, Carol Solberg, Maria Clara, Pilar e Alison foram os primeiros a chegar ao velório. De acordo com informações do “Globo Esporte”, estiveram presentes também as ex-jogadoras de vôlei Fabi, Jackie Silva, Virna, o comentarista Marco Freitas e o ex-judoca Flavio Canto. A cerimônia de cremação deve acontecer às 14h (horário de Brasília), apenas para a família.

Um dos maiores nomes do esporte nacional, Maria Isabel Barroso Salgado defendeu o Brasil em duas edições dos Jogos Olímpicos no vôlei de quadra: Moscou 1980 e Los Angeles 1984. Nos anos 1990, passou a jogar no vôlei de praia.

Apesar de não conquistar medalhas olímpicas nos anos 1980, Isabel fez parte da histórica seleção que foi a primeira do Brasil a disputar grandes competições. Pelo país, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan, em Porto Rico, em 1979. Isabel ainda foi a primeira brasileira a atuar em uma liga estrangeira, quando defendeu o italiano Modena, em 1980.

Depois de encerrar sua carreira no vôlei de quadra, Isabel Salgado migrou para as quadras de areia. A modalidade estreou nas Olimpíadas de Atlanta 1996. Como atleta, formando dupla com Roseli, Jerusa, Tatiana Minello e Jaqueline, a brasileira disputou o Circuito Mundial e brasileiro, entre 1993 e 2001; ela conquistou a medalha de ouro em Miami, em 1994.

Formada nas categorias de base do Flamengo, Isabel Salgado fez sua estreia como profissional em 1973, aos 13 anos de idade. Com 19 anos, ela ganhou sua primeira convocação para a seleção brasileira juvenil enquanto atuava no time adulto do clube rubro-negro.