Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / NÃO ESTARÁ

Djokovic anuncia oficialmente que está fora da disputa do US Open

Djokovic estava vivendo meses de indefinição sobre sua participação na competição em solo americano justamente por não ter se vacinado contra o coronavírus

Redação Publicado em 25/08/2022, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Djokovic, jogador de tênis - GettyImages
Djokovic, jogador de tênis - GettyImages

Djokovic não vai estar no US Open! O ex-número 1 do mundo anunciou nesta quinta-feira, 25, sua desistência do último Grand Slam da temporada. O motivo é o mesmo pelo qual ele brigou meses atrás: a vacinação contra o coronavírus. O torneio não exige que os atletas estejam vacinados, mas o governo americano não autoriza a entrada de estrangeiros sem vacina.

Por conta disso, inclusive, que o sérvio contava que poderia ser inscrito, mas sua entrada no país seria barrada com a falta da vacinação. O prazo limite para saber se poderia jogar ou não nos Estados Unidos era justamente nesta quinta, mas já prevendo que não teria a autorização aceita, Djokovic se antecipou e anunciou seus fãs que não vai participar da competição.

"Infelizmente, não vou viajar para Nova York desta vez para o US Open. Obrigado aos fãs por suas mensagens de apoio e amor. Boa sorte aos jogadores. Vou manter minha forma e meu espírito positivos à espera da oportunidade de competir novamente. Vejo você logo, mundo do tênis", escreveu o jogador em suas redes sociais no momento do anúncio.

Vale lembrar que o sérvio esperou até o tempo limite, apesar da exigência que foi estabelecida em novembro de 2021 pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA. É nesta quinta ainda que acontece o sorteio das chaves, momento em que o tenista esperava que uma mudança na legislação acontecesse para que ele pudesse participar.

Djokovic em quadra
Djokovic em quadra (Crédito: GettyImages)

Por conta dessa ausência na competição, Djokovic deve cair ainda mais no ranking mundial de tênis. Hoje ocupando a 6ª colocação, o sérvio vai perder os 1200 pontos que foram conquistados com o vice-campeonato de 2021, caindo para um total de 3570. Dependendo dos resultados ao longo da competição, ele pode acabar ficando até mesmo fora do Top 10.

Vale lembrar que a insistência em não se vacinar impediu que o tenista disputasse dois dos quatro principais torneios da temporada, sendo que seu legado no esporte pode acabar sendo impactado por isso. Acontece que Rafael Nadal pode aumentar novamente a distância para ele no recorde de mais títulos de grand slams, uma vez que tem 22 e o sérvio 21.

Agora oficialmente fora da competição realizada nos Estados Unidos, Djokovic ainda não está livre das proibições da vacina. Isso porque ele pode acabar perdendo também o Australian Open de 2023, já que foi deportado do país por tentar entrar sem vacina. Depois disso, o jogador teve seu visto cancelado, e caso não se vacine, não pode tirar um novo por três anos.