Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / É ELA!

Bia Haddad celebra vitória sobre número 1 do mundo: "Momento especial"

Bia Haddad se tornou a primeira mulher brasileira a vencer uma adversária que está no topo do ranking mundial, durante a disputa do WTA 1000 de Toronto

Redação Publicado em 12/08/2022, às 09h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bia Haddad, tenista - GettyImages
Bia Haddad, tenista - GettyImages

Bia Haddad colocou seu nome na história do tênis feminino mundial mais uma vez! Nesta quinta-feira, 11, a brasileira simplesmente superou Iga Swiatek nas oitavas de final do WTA 1000 de Toronto, no Canadá, por 2 sets a 1, com as parciais em 6/4, 3/6 e 7/5. O que tornou o triunfo da tenista ainda mais especial é o fato de a adversária ser a número 1 do ranking mundial.

Por conta disso, Bia Haddad se tornou a primeira brasileira a vencer uma jogadora que está ocupando o posto mais alto do ranking mundial. Vale destacar, inclusive, que Iga Swiatek é um fenômeno e está vivendo uma temporada impressionante, principalmente quando falamos do desempenho da jovem polonesa na quadra dura.

Para se ter uma ideia, Iga tinha 20 vitórias seguidas conquistadas nesse tipo de piso e 23 consecutivas em torneios WTA 1000. Depois do confronto, Bia comemorou bastante o feito atingido. "Não é fácil entrar na quadra contra a número 1 do mundo. Foi um momento muito especial. Eu, que já passei por momentos muito difíceis na minha carreira, trabalho muito duro para isso", disse a brasileira.

Além da marca atingida por Bia, também foi a primeira vez que um tenista brasileiro conseguiu superar o líder do ranking desde 2004. Naquela oportunidade, Gustavo Kuerten encarou Roger Federer na terceira rodada de Roland Garros e saiu com a impressionante e importante vitória por 3 sets a 0, com as parciais sendo definidas em 6/4, 6/4 e 6/4.

Bia Haddad, tenista em quadra
Bia Haddad, tenista em quadra (Crédito: GettyImages)

Para conseguir chegar nesse ponto, a tenista brasileira precisou lidar com algumas adversidades antes de superar Swiatek. Depois de ter começado o duelo vencendo, Bia perdeu o segundo set e ficou uma quebra atrás no terceiro, mas apesar disso, reagiu bem, conseguindo a virada e a vitória, que de acordo com ela, foram graças à força mental.

"Acho que mentalmente eu fui disciplinada e fui humilde nos momentos difíceis, por isso consegui sair com a vitória. O melhor winner e o pior erro não-forçado valem o mesmo um ponto. Eu acho que o mais importante foi tentar ficar no presente e não levar o jogo para um lado emocional e sim racional", destacou.

Ter vencido a número 1 do mundo e conquistado essa marca tão significante em sua carreira foi muito legal, mas Bia Haddad sabe que sua caminhada em Toronto ainda não acabou. Agora, pelas quartas de final da competição, a brasileira terá que encarar Belinda Bencic, de quem já perdeu esse ano, no WTA de Sydney.