Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / WSL

WSL Finals: veja quem se garantiu, quem pode classificar e quem caiu

WSL Finals conta com dez surfistas brigando por quatro vagas que estão em aberto no masculino, enquanto 10 disputam as quatro restantes no feminino

Redação Publicado em 29/06/2022, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
WSL Finals tem situações já definidas - GettyImages
WSL Finals tem situações já definidas - GettyImages

A WSL Finals ainda tem algumas vagas em aberto. Com o término do Rio Pro, a oitava etapa do Circuito Mundial, muitas situações de surfistas foram definidas. Por conta disso, já sabemos quem está classificado para o evento em setembro, quem permanece na briga por uma vaga, e quem não consegue mais se classificar.

Somente Filipe Toledo e Carissa Moore já estão classificados, sendo donos das duas camisetas amarelas, e já se garantiram em Trestles, na etapa decisiva da WSL Finals, que conta com os cinco melhores surfistas do mundo. A próxima etapa acontece em Jeffreys Bay, na África do Sul, entre os dias 12 e 21 de julho.

Canal - SportBuzz

Logo depois, em agosto, é a vez de Teahupo'o, no Taiti, receber a última fase antes do WSL Finals, em setembro. De acordo com o regulamento do Circuito Mundial, o campeão de cada etapa soma 10,000 pontos, o vice 7,800, o terceiro 6,085 (que cai na semifinal), o quinto 4,745 (que cai nas quartas de final) e o nono 2,610 (que cai nas oitavas de final).

Os classificados

De acordo com o levantamento do site "GE", o surfista que chegar aos 44,000 pontos no ranking não pode mais sair do Top 5 ao final da temporada. Dessa forma, Filipe Toledo, que está com 50,040 e Carissa Moore, que está com 46,840 já estão garantidos. Agora, os dois brigam para conseguir se manter no topo de seus respectivos rankings.

WSL Finals chegam em fase de decisões
WSL Finals chegam em fase de decisões (Crédito: GettyImages)

Dessa forma, quem conseguir se manter bem no ranking e ainda virar o grande líder no final da temporada regular ganha ainda a vantagem de poder disputar somente um confronto durante a fase de mata-mata da competição, em uma disputa de melhor de três, já na disputa do WSL Finals.

Quem ainda tem chance

Na categoria masculina, o Top 5 é composto por: Jack Robinson, Ítalo Ferreira, Griffin Colapinto e Ethan Ewing. Robinson tem 40,225 e está perto de ficar com a vaga, enquanto Ítalo possui 34,385 e também está em uma boa situação, dependendo de um bom resultado nas duas etapas restantes. Griffin, com 33,480 e Ethan, com 30,970, precisam pontuar e secar os adversários.

Em uma outra situação, os surfistas que ainda podem se classificar, de acordo com a situação matemática são: Kanoa Igarashi, Callum Robson, Miguel Pupo, Connor O'Leary, Samuel Pupo e Caio Ibelli. John John Florence, que está em sétimo lugar, com 29,355 pontos somados, acabou se lesionando e não vai mais competir durante a temporada.

Feminino

Na categoria feminina, Johanne Defay está praticamente classificada para o WSL Finals, já que possui uma pontuação muito próxima dos 44,000, estando com 42,865. Logo atrás dela estão a americana Lakey Peterson, com 36,395, a australiana Stephanie Gilmore, com 35,540, e a costa-riquenha Brissa Hennessy, com 35,540. 

Única brasileira concorrendo a vaga, Tatiana Weston-Webb está em sexto lugar, com 32,610 pontos. Além de precisar somar pontos na próxima etapa, ela ainda tem que tirar pelo menos uma das quatro rivais na tabela. Ainda estão com chances de classificação: Isabella Nichols, Gabriela Bryan, Courtney Conlogue, Tyler Wright e Sally Fitzgibbons.

Os eliminados

Pelo lado masculino, 12 atletas vão somente cumprir tabela nas últimas etapas do ano, sendo: Barron Mamiya, Matthew McGillivray, Jordy Smith, Kolohe Andino, Nat Young, Kelly Slater, Jake Marshall, Seth Moniz, Jackson Baker e Jadson Andre. Apesar de terem sido eliminados, todos passaram da linha de corte do meio da temporada e estarão na elite no ano que vem.