Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / WSL FINALS!

Filipe Toledo sonha com o bi mundial no surfe e dispara: "Estou..."

A partir desta sexta-feira, 08, Filipe Toledo inicia a caminhada rumo ao segundo título na WSL; João Chianca é o outro brasileiro na briga!

Redação Publicado em 08/09/2023, às 09h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filipe Toledo chega como favorito em Trestles - GettyImages
Filipe Toledo chega como favorito em Trestles - GettyImages

Nesta sexta-feira, 08, será realizada a primeira chamada para o momento mais aguardado do ano para os fãs de surfe: o 'WSL Finals'. O evento, realizado em Trestles, na Califórnia, irá definir os grandes campeões mundiais do ano de 2023. Atual dono do troféu e de olho no bicampeonato, o surfista Filipe Toledo chega como grande favorito após mais uma temporada irretocável.

Filipinho é o atual líder do ranking da WSL e precisa vencer apenas duas baterias para garantir a defesa de seu título mundial. Durante o ano, ele conseguiu novamente manter a constância que o credenciou ao troféu inédito na temporada passada, garantindo a vaga antecipada para as finais da WSL e, consequentemente, para as Olimpíadas de Paris-24.

Em 2023, o surfista brasileiro chegou em três finais: Sunset Beach, El Salvador e Jeffreys Bay, terminando com o título nas três oportunidades, além de manter desempenho bastante regular durante as dez etapas do circuito mundial, se isolando na liderança do ranking. Agora, a situação é bastante parecida com a do ano passado. A janela do 'Finals' vai de 08 a 16 de setembro.

Filipe já está na final, por ser o grande líder do circuito, e terá que esperar pelas baterias de Jack Robinson, João Chianca, Ethan Ewing e Griffin Colapinto, para saber quem o enfrentará na decisão pelo lugar mais alto do pódio. O retrospecto é bastante favorável para o brasileiro, já que ele mora há alguns anos na região de San Clemente.

Filipe Toledo em ação na etapa de Teahupoo
Filipe Toledo chega como favorito em Trestles (Crédito: Beatriz Ryder/ World Surf League)

Além disso, todas as edições do WSL Finals até hoje - 2021 e 2022 - foram vencidas por brasileiros, e nas últimas oito edições do circuito mundial de surfe, seis campeões são do Brasil. Por meio da assessoria de imprensa, Filipe Toledo projetou a etapa decisiva e se mostrou preparado para buscar o bicampeonato na carreira.

Estou bastante focado e me preparando da melhor forma possível para chegar 100% nas finais. As disputas vão ser duríssimas. São vários atletas de alto nível e que podem surpreender. Seria incrível trazer esse bicampeonato para o Brasil, ainda mais perto da minha família e dos meus amigos. Vou seguir firme, porque ainda tem muito trabalho a ser feito”, contou Filipe.