Sportbuzz

Filipe Toledo (Surfista)

Filipe Toledo
Filipe Toledo - GettyImages
Nome CompletoFilipe Toledo
Como/pelo que é mais conhecidoSurfista
Data Nascimento16/04/1995
26 anos, 6 meses
Local NascimentoUbatuba, São Paulo
Facebook Oficial Filipe Toledo
Twitter Oficial Filipe Toledo
Instagram Oficial Filipe Toledo
Wikipedia Filipe Toledo

Nascido no dia 16 de abril de 1995, o surfista Filipe Toledo é um importante representante brasileiro no Circuito Mundial de Surfe. Com bons resultados durante as etapas, o atleta ainda busca seu primeiro título mundial para sua carreira. No ano de 2019, a chance de conquista ficou muito próxima e a decisão ficou para a última etapa no Havaí.

Natural de Ubatuba, São Paulo, Filipinho foi inspirado por seu pai Ricardo Toledo e o desempenho inicial já mostrava o talento do jovem atleta. Logo aos 16 anos, conquistou a categoria Sub-16 do ISA World Junior no Peru no ano de 2011. Na mesma temporada, superou John John Florence, Conner Coffin e Kolohe Andino para conquistar o Pro Junior do US Open.

No ano de 2013, Filipe estrou na elite do Circuito Mundial e terminou a temporada na 15ª posição. O melhor resultado neste ano aconteceu na etapa da França, quando o surfista chegou em terceiro lugar.  Na temporada seguinte, não conseguiu repetir o desempenho e terminou na 17ª colocação.

Já em 2015, o surfista teve seu melhor resultado até o momento, sendo quarto colocado ao término da temporada. Neste ano, Filipe Toledo venceu três etapas e, mesmo assim, não faturou o título mundial. O brasileiro venceu as etapas da Gold Coast, na Austrália, do Rio de Janeiro e de Portugal, mas os resultados das outras etapas fizeram com que o atleta terminasse em quarto.

Em busca do seu primeiro título mundial, Toledo iniciou as temporadas de 2016 e 2017 com boas expectativas, mas os resultados não foram tão bons e o brasileiro terminou na décima colocação. Já em 2018, Filipe teve seu melhor resultado, quando terminou na terceira posição. Mais uma vez, o brasileiro venceu duas etapas ao longo do ano, mas a regularidade não permitiu que chegasse ao topo.

O ano de 2019 foi o primeiro em que os surfistas lutaram por duas vagas olímpicas para cada país. Os dois primeiros do ranking de cada país se classificariam para Tóquio. Na última etapa, Filipe chegou com chances de classificação e de título mundial. Contudo, o surfista não conseguiu ter bom desempenho e foi eliminado, perdendo a chance de disputar as Olimpíadas. Assim, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira se classificaram para a competição.

A vida pessoal de Filipe Toledo é bastante tranquila. Casado com Amanda Marçal, o casal tem uma filha chamada Mahina.


Artigos relacionados a Filipe Toledo

Filipe Toledo segue na busca pelo título do Mundial de Surfe - GettyImages
Na etapa do México do Mundial de Surfe, Filipe Toledo foi superado - GettyImages
Filipe Toledo supera Gabriel Medina e é campeão em Surf Ranch - GettyImages
Filipe Toledo e Tati Weston-Webb são campeões em Margaret - GettyImages
Ítalo e Medina - GettyImages
Filipinho acho ótimos tubos na bateria - GettyImages
Filipe Toledo segue sua preparação para o CT do Surfe - GettyImages