Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / NATAÇÃO!

Mafê Costa bate recorde sul-americano nos 200m livre no Mundial de Doha

Jovem nadadora brasileira Mafê Costa é a 5ª do mundo e recebe elogios de Joanna Maranhão após boa performance no mundial

Redação Publicado em 14/02/2024, às 19h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria Fernanda Costa - Getty Images
Maria Fernanda Costa - Getty Images

Com somente 21 anos de idade, Maria Fernanda Costa disputou três provas no Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar, e chegou até as três finais. Nesta quarta-feira, 14, a nadadora se tornou a primeira brasileira a participar da decisão dos 200m livre. Terminou na quinta colocação e bateu mais um recorde sul-americano, com o tempo de 1min56s85. O desempenho da jovem esportista lhe rendeu até mesmo elogios da comentarista Joanna Maranhão: “Resultado excepcional”.

Nas semis dos 200m livre, Mafê já havia conquistado índice olímpico e batido o recorde sul-americano pela primeira vez, com 1min57s11. Depois da final, conversou com o jornalista Bruno Côrtes, da “Globo”, celebrando a nova marca estabelecida. “(Baixar o tempo para 1min56s) Foi a estratégia que a gente estava estudando desde ontem. Estou feliz com o resultado e espero melhorar até as Olimpíadas. Preciso desenvolver muito meus fundamentos, mas é um passo de cada vez. Já quero voltar ao Brasil e treinar ainda mais para entrar na final olímpica”, afirmou.

O desempenho da nadadora brasileira lhe rendeu elogios de Siobhán Haughey, de Hong Kong, ouro na mesma prova, com 1min54s89. Erika Fairweather, da Nova Zelândia, levou a prata, com 1min55s77, e Brianna Throssell, da Austrália, levou o bronze, com 1min56s00. “Ela (Mafê) é muito talentosa. Obviamente, está indo muito bem. Tem uma longa carreira pela frente e, se continuar treinando, será incrível”, afirmou a honconguesa.

Além dos 200m livre, Mafê foi muito bem em outras provas do mundial, batendo o recorde sul-americano nos 400m livre, terminando em quarto lugar. A nadadora ainda compôs o revezamento 4x100m livre feminino que chegou até a final, garantindo uma vaga na Olimpíada de Paris 2024. Por enquanto, o Brasil tem somente uma medalha na competição, com Ana Marcela Cunha conquistando o bronze nos 5km da maratona aquática.