Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

Grêmio e Internacional: conheça algumas curiosidades do Gre-nal

Grêmio e Internacional protagonizam uma das maiores rivalidades do Brasil

José Renato Publicado em 24/08/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O clássico entre Grêmio e Internacional é conhecido como 'Gre-nal' - Getty Images/ Divulgação
O clássico entre Grêmio e Internacional é conhecido como 'Gre-nal' - Getty Images/ Divulgação

GRÊMIO X INTERNACIONAL

O Gre-Nal é um dos mais acirrados clássicos do futebol em todo o mundo, haja vista a atmosfera que envolve seus torcedores perto de sua realização. A rivalidade remete aos tempos em que apenas jogadores com ascendência germânica eram aceitos nos clubes de Porto Alegre. Coube ao Internacional abrir suas portas aos “internacionais”, jogadores de outras ascendências.

No 1º encontro, 10 a 0

O primeiro Gre-Nal aconteceu em 18 de julho de 1909. O Internacional tinha apenas dois meses de vida quando foi enfrentar o Tricolor, fundado seis anos antes. Acreditando que o jogo seria fácil, os dirigentes gremistas sinalizaram o desejo de entrar em campo com o segundo quadro, sem seus principais jogadores, o que foi rechaçado pelos colorados, que queriam enfrentar a equipe principal. O Grêmio aplicou a maior goleada da história do confronto: 10 a 0.

A criação do Gre-Nal

A grandeza do clássico tornou importante a adoção de uma forma mais rápida de citá-lo, ainda mais por conta dos profissionais que atuavam na imprensa esportiva, que tinham pouca disposição em escrever por extenso os nomes das duas equipes. Coube ao jornalista gremista Ivo dos Santos Martins, em 1926, sugerir o nome, Gre-Nal para definir o clássico, algo que provou ser sonoro e de fácil repetição.

Períodos de supremacia

Embora as estatísticas do clássico sinalizem equilíbrio, o Gre-Nal é marcado por períodos bem definidos de grande domínio para cada equipe. Nos primeiros anos, com longo predomínio tricolor, e durante a década de 1940, a favor do Internacional, nos tempos do chamado Rolo Compressor. Os anos de 1970 foram amplamente colorados, e o final da década de 1990, gremista.