Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES DO DISTRITO FEDERAL

Conheça a origem dos distintivos das duas principais equipes do Distrito Federal

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos principais times do Distrito Federal

José Renato Publicado em 07/07/2021, às 13h57 - Atualizado às 15h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudo dos principais times do Distrito Federal - Getty Images/ Divulgação
Escudo dos principais times do Distrito Federal - Getty Images/ Divulgação

GAMA

Equipe tradicional do futebol no Distrito Federal, o Gama possui uma longa história de conquistas em sua região. A equipe se formou a partir da iniciativa de esportistas que se reuniam tradicionalmente em um modesto bar aos finais de semana, apenas para matar o tempo, jogando “uma pelada” entre uma bebida e outra.

O distintivo do Gama possui uma imagem estilizada de duas mãos segurando uma bola de futebol para simbolizar a integração e a amizade na prática do esporte. Suas cores, verde e branco, definidas desde a fundação, orientaram a adoção de um periquito como mascote da equipe.

A estrela amarela, que aparece acima do distintivo, faz alusão à conquista do título nacional da série B de 1998.

CAPITAL

A Social Esportiva Maringá foi um clube inúmeras vezes campeão do futebol amador do Distrito Federal. Quando seus dirigentes resolveram profissionalizar o time, acharam por bem pedir ajuda a empresários e investidores, além de se mudar para Brasília, já que sua sede original era a cidade-satélite de Guará.

Foi assim que surgiu, em 2004, o Capital Clube de Futebol, que, para marcar sua presença em Brasília, colocou em seu escudo a principal obra do Memorial JK (museu projetado por Oscar Niemeyer): a escultura de 4,5 metros feita por Honório Peçanha, artista carioca e professor da Escola Nacional de Belas-Artes.