Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES CEARENSES

Conheça a origem dos distintivos dos três principais clubes cearenses

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos principais times do Ceará

José Renato Publicado em 06/07/2021, às 15h26 - Atualizado às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudo dos três principais clubes do Ceará - Getty Images/ Divulgação
Escudo dos três principais clubes do Ceará - Getty Images/ Divulgação

CEARÁ

O time nasceu com o nome de Rio Branco Foot-Ball Club, e seu primeiro uniforme exibia as cores lilás e branco, que seriam as oficiais até 1915. Depois, as cores foram alteradas, adotando-se o preto e o branco. Ao mesmo tempo mudava-se o nome do time para Ceará Sporting Club.

O escudo também se modificou, ficando muito parecido com o atual, mas com a sigla do Ceará Sporting Club, CSC, no lugar do nome Ceará. Inspirado no escudo do Santos, poucas alterações foram feitas. A maior delas foi a última, ocorrida em 2003, quando o nome do clube foi para a faixa diagonal, o ano de fundação para a parte inferior e as cinco estrelas brancas para o canto superior esquerdo, representando o pentacampeonato estadual conquistado no período de 1915 a 1919.

FERROVIÁRIO

Corria o ano de 1933 quando a direção da Rede de Viação Cearense autorizou que seus operários fizessem alguns serviços de reparo em locomotivas e vagões. Foi então que Valdemar Caracas teve a ideia de juntar esses trabalhadores e fundar um time de futebol, o Ferroviário.

O conjunto tricolor – vermelho, preto e branco – foi definido logo no princípio. No entanto, a criação de um escudo ainda não havia ocorrido. O brasão foi criado apenas depois de uma viagem de Valdemar Caracas a São Paulo, quando, ao ver as camisas do time paulistano, comprou um conjunto de uniforme e se inspirou no escudo do tricolor paulista para criar o distintivo do Ferrim, apelido do Ferroviário.

FORTALEZA

A origem do Fortaleza tem influência da relevante atuação de um de seus fundadores, Alcides de Castro Santos. Sua presença foi tão decisiva que hoje ele empresta seu nome ao estádio do Tricolor de Aço, apelido pelo qual o Fortaleza é conhecido.

Durante a primeira década do século XX, Alcides, como grande esportista que era, fundou uma série de equipes. Entre essas iniciativas, criou o Stella Foot-Ball Club, que, em 18 de outubro de 1918, deu origem ao atual Fortaleza Esporte Clube.

As cores oficiais do clube – azul, vermelho e branco – foram escolhidas em função das cores da Seleção Francesa, pela qual Alcides tinha se apaixonado no período em que estudara na Europa. Já o formato do distintivo foi inspirado, posteriormente, no do São Paulo Futebol Clube.