Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Vítimas de racismo na Euro, jovens brilham na estreia da Inglaterra na Copa do Mundo

Saka e Rashford, alvos de ataques após a final da Euro 2021, brilharam e marcaram gols na estreia da Inglaterra na Copa do Mundo 2022

Redação Publicado em 21/11/2022, às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vítimas de racismo na Euro, jovens brilham na estreia da Inglaterra - GettyImages
Vítimas de racismo na Euro, jovens brilham na estreia da Inglaterra - GettyImages

Na estreia da Copa do Mundo do Catar, a Inglaterra goleou o Irã por 6 a 2 nesta segunda-feira, 21. A seleção contou com gols de Saka e Marcus Rashford, jovens que foram alvos de ataques racistas na final da Euro 2021.

Naquela ocasião, a derrota da seleção inglesa para a Itália, nos pênaltis, rendeu uma onda de ataques racistas a Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka. A Inglaterra perdeu nos pênaltis depois de sofrer o empate em 1 a 1 no tempo normal, e o trio, que não converteu as cobranças, foi alvo de racismo após o vice.

Os ataques marcaram mais um lamentável episódio de racismo no futebol. Na ocasião, federações, clubes e atletas se manifestaram em apoio aos jovens jogadores ingleses, que foram colocados em campo apenas nos últimos minutos de partida pelo técnico Gareth Southgate.

Um dos principais nomes do movimento antirracista no esporte, o piloto britânico Lewis Hamilton condenou os ataques a Rashford, de 23 anos, Sancho, de 21, e Saka, de 19. O heptacampeão de Fórmula 1 classificou o episódio como inaceitável.

Rashford marcou na estreia da Inglaterra
Rashford marcou na estreia da Inglaterra (Crédito: GettyImages) 

Os três jogadores foram os últimos batedores da Inglaterra. Na época, Sancho havia apenas três pênaltis como jogador profissional, enquanto Saka nunca havia batido. Pouco utilizados por Gareth Saouthgate durante toda a Euro, Sancho e Rashford entraram em campo a poucos minutos do fim da prorrogação.

Na lista para a disputa da Copa do Mundo 2022, Sancho não foi convocado para integrar a seleção inglesa. Nesta segunda-feira, na estreia do Mundial, Saka começou como titular e marcou duas vezes. Ele deu lugar a Rashford, que deixou o dele no primeiro minuto em campo. O time venceu o Irã por 6 a 2.