Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Jovens marcam, e Inglaterra goleia Irã na estreia da Copa do Mundo 2022

Na estreia da Copa do Mundo 2022, a Inglaterra jogou bem e atropelou o Irã pelo Grupo B; goleiro iraniano se chocou no início da partida e precisou ser substituído

Redação Publicado em 21/11/2022, às 12h13 - Atualizado às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Inglaterra e Irã, pela primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo - GettyImages
Inglaterra e Irã, pela primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo - GettyImages

A Inglaterra goleou o Irã por 6 a 2 nesta segunda-feira, 21, pela primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo 2022, no Catar. Saka (duas vezes), Jude Bellingham, Marcus Rashford, Sterling e Grealish marcaram os gols da seleção europeia no Estádio Internacional Khalifa; Taremi (duas vezes) descontou para os iranianos. 

Com o resultado, a seleção inglesa comandada pelo técnico Gareth Southgate conseguiu importantes três pontos na competição. Os europeus ficam na liderança da chave, aguardando o resultado de Estados Unidos x País de Gales; o jogo será disputado às 16h desta segunda.

As seleções voltam a campo pela segunda rodada do Grupo B na próxima sexta-feira, 25 de novembro. A partir das 07h (horário de Brasília), o Irã enfrenta o País de Gales no estádio Ahmad Bin Ali. Mais tarde, a partir das 16h (horário de Brasília), a Inglaterra enfrenta os Estados Unidos no Al Bayt.

Goleiro se choca com zagueiro e é substituído

A partida marcou o primeiro susto do torneio. O goleiro Alireza Beiranvand se chocou com o zagueiro da própria equipe e acabou levando a pior. O arqueiro ficou com o nariz torto e precisou ser substituído aos 18 minutos. Ele tentou voltar para a partida, mas ficou tonto e deu lugar para Hossein Hosseini. Ele deixou o campo sob uma suspeita de concussão cerebral. A partida ficou paralisada um pouco mais de sete minutos.

Goleiro do Irã se chocou com zagueiro e foi substituído
Goleiro do Irã se chocou com zagueiro e foi substituído (Crédito: GettyImages) 

Protestos antes da bola rolar

Seguindo práticas recentes e comuns do futebol inglês, a seleção se ajoelhou antes do apito inicial, como forma de protesto contra o racismo. O atacante e capitão Harry Kane usaria uma braçadeira com as cores do arco-íris, em apoio ao movimento LGBTQIA+, mas a ação foi vetada pela Fifa.

O jogo

O jogo começou um pouco equilibrado e logo aos 13 minutos de bola rolando, o forte choque entre o goleiro e o zagueiro do Irã paralisou o confronto por mais de sete minutos. As chances mais claras de gol passaram a surgir do lado da Inglaterra, que abriu o placar aos 34 minutos, com gol do jovem volante Jude Bellingham. Após boa jogada entre Sterling e Shaw, o camisa 22 subiu bem e cabeceou para o fundo das redes: 1 a 0.

Bellingham comemora gol contra o Irã
Bellingham comemora gol contra o Irã (Crédito: GettyImages) 

Para ampliar o placar, os ingleses contaram com mais um gol de um jovem da atual geração. Aos 42 minutos da primeira etapa, o meio-campista Saka ficou com a sobra do escanteio cobrado por Harry Maguire e mandou no ângulo da meta do goleiro iraniano: 2 a 0.

Os gols soltaram a Inglaterra, que chegou à terceira bola na rede aos 45 minutos. Depois de uma roubada de bola no meio do campo e boa jogada coletiva, o capitão Harry Kane carregou até a lateral da área e cruzou para Sterling, que chegou completando para o gol: 3 a 0.

Inglaterra comemora gol contra o Irã
Inglaterra comemora gol contra o Irã (Crédito: GettyImages) 


Aos 16 minutos do segundo tempo, Saka confirmou a goleada para a Inglaterra. No lance, o meio-campista recebeu o passe de Sterling na entrada da área e bateu rasteiro: 4 a 0. Três minutos depois, o Irã descontou com gol de Taremi; o atacante recebeu a bola na área e chutou forte para completar: 4 a 1.

Marcus Rashford, que entrou aos 24 minutos no lugar de Saka, marcou em sua primeira jogada em campo. Depois de receber a bola na entrada da área, o camisa 11 venceu a marcação e bateu rasteiro: 5 a 1. No fim, aos 43 minutos, o atacante Callum Wilson tocou para Grealish na área, e o camisa 7 não desperdiçou a chance: 6 a 1. Aos 57 minutos, Taremi converteu um pênalti e descontou: 6 a 2.