Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LUTA ANTIRRACISTA

Inglaterra faz protesto contra o racismo em estreia da Copa do Mundo

Antes de a bola rolar pelo Grupo B, jogadores da Inglaterra se ajoelharam em protesto contra o racismo; seleção europeia enfrenta o Irã

Redação Publicado em 21/11/2022, às 10h05 - Atualizado às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Inglaterra faz protesto contra o racismo em estreia da Copa do Mundo - GettyImages
Inglaterra faz protesto contra o racismo em estreia da Copa do Mundo - GettyImages

A Inglaterra estreou na Copa do Mundo nesta segunda-feira, 21, no Estádio Internacional Khalifa, contra o Irã. Seguindo práticas recentes e comuns do futebol inglês, a seleção se ajoelhou antes do apito inicial, como forma de protesto contra o racismo. O atacante e capitão Harry Kane usaria uma braçadeira com as cores do arco-íris, em apoio ao movimento LGBTQIA+, mas a ação foi vetada pela Fifa. 

A decisão já havia sido anunciada pelo técnico Gareth Southgate, em coletiva de imprensa no último domingo, 20. “Discutimos sobre ajoelhar, e chegamos à conclusão que devemos fazer isso. É o que acreditamos como time, e temos feito isso por muito tempo”, disse o treinador.

A iniciativa é praticada pelos clubes do futebol inglês desde junho de 2020, data marcada pelo assassinato brutal de George Floyd, nos Estados Unidos. Pelo movimento “Black Lives Matter”, jogadores se ajoelham como parte de apoio à luta antirracista.

“Claro que entendemos as razões para os clubes da Premier League decidirem fazer isso apenas em alguns jogos, grandes ocasiões”, seguiu Southgate. “Mas acreditamos que essa é a maior (ocasião, é um posicionamento forte, que vai se espalhar pelo mundo, particularmente para as pessoas jovens. Desejamos que todos percebam que inclusão é muito importante”, completou.

Kane usa braçadeira de "Sem discriminação"
Kane usa braçadeira de "Sem discriminação" (Crédito: GettyImages) 

Inglaterra e Irã entraram em campo às 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira, 21, pela primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo. A chave ainda conta com as seleções de Estados Unidos e País de Gales.