Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

STJD suspende início do Campeonato Mineiro; veja detalhes

O STJD suspendeu nesta sexta-feira, 13, o início do Campeonato Mineiro de 2023, que tinha data para começar no próximo dia 21; tribunal pede apresentação de documentos

Redação Publicado em 13/01/2023, às 17h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
STJD suspendeu início do Campeonato Mineiro - Flickr FMF / Ramon Bitencurt
STJD suspendeu início do Campeonato Mineiro - Flickr FMF / Ramon Bitencurt

O STJD determinou há pouco a suspensão do início do Campeonato Mineiro, marcado inicialmente para o próximo dia 21 de janeiro. A decisão acontece em pedido do Betim Esporte Clube, que denunciou o Ipatinga por falsificação de assinaturas na inscrição de atletas na segunda divisão de 2022, em que a equipe conquistou o acesso. A informação foi dada inicialmente pela "Rádio Itatiaia".

O time da região metropolitana de Belo Horizonte pede que o Ipatinga seja excluído da competição para que ele mesmo entre em seu lugar, já que ficou apenas um ponto atrás da equipe no último ano. Agora o STJD pede que tanto o Ipatinga quanto a Federação Mineira de Futebol apresentem a documentação necessária para a tomada de decisão.

O processo começou em setembro do ano passado, quando o Betim acionou o TJD-MG para que esclarecessem a possível fraude. A falsificação das assinaturas teria acontecido pela falta de tempo hábil para inscrevê-los no módulo II da competição, que acabou concretizando o acesso da equipe para a primeira divisão.

Em novembro, o tribunal mineiro determinou a instauração do processo e pediu que os documentos fossem apresentados, mas acabou o extinguindo no mês seguinte com a justificativa de que não teria competência para julgamento do mérito. Dessa forma, agora o Superior Tribunal Jurídico Desportivo entra para julgá-lo.

Competição não tem data para começar até então
Competição não tem nova data para começar até então / Créditos: Flickr FMF / Ramon Bitencurt

A entrada do Tribunal Superior mudou a cara do processo, já que o antigo tribunal que estava no caso, entrou em recesso no final do ano, e não daria tempo para que o caso fosse julgado antes do início da competição. Diante disso, o STJD marcou o julgamento para o próximo dia 19, e suspendeu, por ora, o início da competição. A Federação Mineira ainda não foi comunicada da suspensão.


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!