Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Futebol » LIGA DAS NAÇÕES

Saiba todos os detalhes sobre a Liga das Nações da UEFA!

Competição começa em setembro deste ano e conta com mudanças no formato de disputa

Damaris Andrade e Pedro Ungheria Publicado em 13/03/2020, às 07h00

Portugal venceu a primeira edição do torneio
Portugal venceu a primeira edição do torneio - GettyImages

A Liga das Nações da UEFA, um dos campeonatos criados recentemente para incrementar o calendário do futebol mundial, terá sua segunda edição na temporada 2020/2021. Os primeiros jogos devem acontecer entre 3 e 5 de setembro e as finais serão disputadas entre 2 e 6 de junho de 2021. O palco da grande final ainda não foi definido.

Os grupos já foram estipulados e o regulamento para esta edição foi modificado em relação ao primeiro torneio. A seleção de Portugal conquistou o troféu, deixando para trás Holanda, Inglaterra e Suíça, respectivamente.

A campanha da equipe contou com um Cristiano Ronaldo muito inspirado e este foi o segundo título expressivo da história do selecionado, já que havia vencido apenas a Eurocopa de 2016.

HISTÓRIA DA LIGA DAS NAÇÕES

A ideia da criação do torneio aconteceu em 2013 e foi sugerida pelo presidente da Federação Norueguesa de Futebol. O objetivo era criar um campeonato com mais dinamismo e que pudesse dar oportunidade às diversas seleções do continente. Portanto, o torneio abrange todas as equipes que participam da UEFA.

Com a ideia, Gianni Infantino, atual presidente da FIFA, que, na época, ocupava o cargo de secretário geral da entidade europeia, confirmou, em entrevista coletiva, a necessidade de criar um campeonato que conseguisse dar mais visibilidade às seleções que não conseguem participar da Eurocopa ou da Copa do Mundo.

Melhores jogadores do mundo estarão presentes na competição (Crédito: GettyImages)

 

Porém, a forma de disputa do torneio acabaria interrompendo as datas FIFA, já que os países europeus se enfrentariam apenas entre si. Com todas as questões a serem resolvidas, a competição teve sua primeira edição apenas em 2018, logo após a Copa do Mundo da Rússia. Ao todo, 55 seleções participaram da primeira disputa da Liga das Nações.

Após sua primeira edição, a organização preparou algumas novidades na fórmula do campeonato por conta de polêmicas e questões que deram o que falar nas mídias esportivas. Um dos problemas foi a situação envolvendo a Croácia e a Alemanha.

As duas seleções haviam sido rebaixadas para o grupo B da Liga das Nações, mas com as mudanças promovidas permaneceram na elite do torneio.

LIGA DAS NAÇÕES 2020/2021

A fórmula de disputa foi alterada para esta temporada e, agora, 16 seleções fazem parte das ligas A, B e C. Antes, a competição contava com apenas 12 equipes em cada liga. Já na liga D, sete times irão se enfrentar. Os jogos entre as equipes são realizados no formato ida e volta.

Os quatro últimos de cada liga são rebaixados e os quatro primeiros sobem de “divisão”. Para saber quem será o campeão, os quatro primeiros da liga A disputam os playoffs, que contam com semifinais e finais.

Além disso, a Liga das Nações define uma espécie de eliminatórias que, em março, acontece entre o primeiro e segundo colocados dos grupos B e C e dão vaga na Eurocopa que acontece em junho deste ano.

Grupos já foram definidos pela UEFA (Crédito: GettyImages)

 

CONFIRA OS GRUPOS DA LIGA DAS NAÇÕES:

Liga A

Grupo 1: Holanda, Itália, Bósnia e Polônia

Grupo 2: Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Islândia

Grupo 3: Portugal, França, Suécia e Croácia

Grupo 4: Suíça, Espanha, Ucrânia e Alemanha

Liga B

Grupo 1: Áustria, Noruega, Irlanda do Norte e Romênia

Grupo 2: República Tcheca, Escócia, Eslováquia e Israel

Grupo 3: Rússia, Sérvia, Turquia e Hungria

Grupo 4: País de Gales, Finlândia, Irlanda e Bulgária

Liga C

Grupo 1: Montenegro, Chipre, Luxemburgo e Azerbaijão

Grupo 2: Geórgia, Macedônia, Estônia e Armênia

Grupo 3: Grécia, Kosovo, Eslovênia e Moldávia

Grupo 4: Andorra, Belarus, Lituânia e Cazaquistão

Liga D

Grupo 1: Ilhas Faroe, Letônia, Andorra e Malta

Grupo 2: Gibraltar, Liechtenstein e San Marino


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!